Na última sexta-feira, 8, o Instituto Dom Moacyr (IDM), por meio do Centro de Formação e Tecnologias do Juruá (Ceflora), certificou mais de 200 educandos nos cursos de Formação Inicial e Continuada em Corte e Costura; Corte, Escova e Colorimetria; Manicure, Pedicure e Unhas Artísticas e Pintor de Construção. O Ceflora é uma dos Centros de Educação Profissional do IDM e está localizado em Cruzeiro do Sul.
Esses cursos fazem parte do Projeto de Inclusão Socioprodutiva, viabilizado por meio de convênio do governo do Estado com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). O projeto tem parceria com a Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (Seaprof) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDS).
“Essa iniciativa está voltada para garantia de renda e melhoria de qualidade de vida de nossa gente, das pessoas que mais precisam. Com isso, essas pessoas ganham autonomia financeira e não precisam mais ser tuteladas por quem quer que seja nem ficar dependentes de programas sociais. Isso é garantia de dignidade e cidadania”, explicou o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão.
“O curso de manicura que fiz no Instituto Dom Moacyr, além de me qualificar para o mercado de trabalho, orientou-me quanto à abertura do meu pequeno negócio. Foi muito bom apra mim”, afirmou Raquel da Rocha.
Na cerimônia de certificação, Marco Brandão falou sobre a importância do Ceflora para a região do Juruá e comentou sobre as novas turmas. “A escola estará ainda mais movimentada a partir do segundo semestre, com a chegada de novos educandos e cursos”, disse.
Durante a certificação, as educandas do Curso de Corte e Costura realizaram um desfile com as roupas produzidas por elas.