oportunidade

Governo do Acre avança na qualificação profissional visando a inserção de novas vagas no mercado de trabalho

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), avança na qualificação profissional visando a inserção de novas vagas no mercado de trabalho. Na manhã desta sexta-feira, 16, o Polo Digital situado no Barracão Matias, na Baixada da Sobral, certificou mais uma turma com o curso de Introdução à Informática. É a 14ª turma presencial desde a parceria firmada entre a Fundação Elias Mansour (FEM) e a Seict.

Servidora pública, dona Lúcia Pinheiro, aos 63 anos, foi uma das concludentes do curso de Introdução à Informática promovido no Polo Digital. Foto: Jairo Carioca/Seict

Entre os concludentes, a servidora pública Maria Lúcia Lima Pinheiro, aos 63 anos, exibiu com gratidão o seu certificado. Para ela, compreender os componentes e funções básicas de um computador é uma necessidade fundamental para quem está incluído no mercado de trabalho. “Eu sou servidora pública, mas toda oportunidade de qualificação me atrai. Sou muito grata ao governo por este local que oferece cursos gratuitos à comunidade”, acrescentou.

Para o coordenador do Barracão Matias, Francisco Ferreira, o avanço na qualificação profissional na região da Baixada acontece em função da parceria entre a Fundação Elias Mansour e a Seict. “Queremos destacar as ações em parceria nas pessoas do professor Minoru Kinpara e do secretário Assurbanipal Mesquita”, acrescentou Ferreira.

O titular da Seict, Assurbanipal Mesquita, observou que a atual competitividade do mercado de trabalho exige uma qualificação profissional, fator indispensável para conquistar vagas em diferentes áreas de atuação. “Hoje o Sine [Sistema Nacional de Emprego do Acre] disponibiliza 50 vagas. A maioria das oportunidades de trabalho exige, como pré-requisito, a informática básica, cursos técnicos, cursos de especialização, curso superior, dentre tantos outros. A determinação do governador Gladson Cameli é avançar na agenda de empregos. A qualificação é fundamental”, acrescentou Mesquita.

Entrega dos certificados no auditório do Barracão Matias contou com a presença do presidente da UMAMRB, Jorge Wenderson, e o diretor de tecnologia da Seict, Ricardo Damasceno. Foto: Jairo Carioca/Seict

A entrega dos certificados foi prestigiada pelo presidente da União Municipal das Associações de Moradores de Rio Branco (UMAMRB), Jorge Wenderson Vieira Cavalcante. “Ver a alegria dos alunos certificados nos motiva a continuar parcerias com o Estado no sentido de gerar novas oportunidades”, disse Cavalcante.

O Polo Digital Seict é idealizado pela secretaria em parceria com a FEM. As instituições cedem espaços para que cursos livres sejam oferecidos a toda a comunidade. Além dos cursos ofertados presencialmente, o Polo Digital oferece cursos na área tecnológica, administrativa e de empreendedorismo.

O diretor de Tecnologia da Seict, Ricardo Damasceno, destacou que em 2023 já foram certificados 3.870 alunos em Educação a Distância (EaD) e 1.205 alunos com cursos presenciais.