Tecnologia

Governo do Acre avança na implantação do Sistema Eletrônico de Informações

A economicidade na utilização dos recursos públicos e transparência de ações têm sido pilares da gestão de Gladson Cameli. Prova disso é a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) em todos os órgãos do Governo do Estado do Acre. Um importante avanço para conectar efetivamente o Poder Executivo com a tecnologia digital.

Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF 4), o SEI é distribuído gratuitamente para ser utilizado na gestão eletrônica de documentos e processos administrativos. É uma solução definitiva que permite a eliminação do papel como suporte físico para documentos institucionais. Com a tecnologia, a comunicação será eletrônica e em tempo real. No Acre, todo o processo está sendo acompanhado e coordenado pela Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e Controladoria-Geral do Estado (CGE-AC).

Governo do Estado está na fase final de implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) Foto: Marcos Vicentti/Secom

Nesta terça-feira, 1º, o governador Gladson Cameli tomou conhecimento das atividades que estão sendo realizadas nos últimos meses para consolidar o SEI na administração estadual. Até o momento, 26 órgãos já utilizam o sistema e outros 16 estão em processo de instalação. Até o fim de novembro, toda estrutura do governo estará 100% integrada à nova plataforma eletrônica.

Gladson frisou que tem acompanhado de perto a instalação do Sistema Eletrônico de Informações. Afirmou que a modernização estatal é tratada com prioridade e destacou a transparência de seu governo perante a sociedade e os órgãos de controle.

Instalação do sistema na administração pública estadual tem sido acompanhada de perto pelo governador Gladson Cameli Foto: Marcos Vicentti/Secom

“Tenho cobrado constantemente da minha equipe a implantação desse sistema. Além de nos trazer uma grande economia, queremos deixar claro o nosso compromisso com a transparência das ações governamentais. Tenho certeza que este será um marco da nossa gestão e servirá de exemplo para outros estados do país”, argumentou Cameli.

O secretário de Indústria, Comércio e Tecnologia, Anderson Lima, explica que a ferramenta trará mais agilidade no andamento de contratos, licitações e requerimentos, entre outros processos públicos. O gestor ressaltou ainda a eficiência na troca de informações entre todos órgãos do governo estadual e lembrou que os servidores públicos serão treinados para manusear a plataforma.

Sistema Eletrônico de Informações trará economia e mais transparência nas ações do governo acreano Foto: Marcos Vicentti/Secom

“Com o SEI, o leva e traz de documentos entre os órgãos do governo vai deixar de existir. Tudo será feito pelo computador, de maneira muito rápida. É um sistema simples de ser usado e que contará com todas as instruções para que o servidor possa utilizá-lo no dia a dia. Esta é apenas mais uma inovação entre muitas outras que vamos implementar na gestão pública”, pontuou Lima.

A reunião realizada no Palácio Rio Branco contou ainda com a participação do secretário de Planejamento e Gestão, Ricardo Brandão; do controlador-geral do Estado, Luís Almir Soares; e de membros do governo.