painel de debates

Governo do Acre apresenta proposta de agenda de fortalecimento do corredor bioceânico em reunião do Parlamento Amazônico

A convite do Parlamento Amazônico, entidade não governamental que existe há mais de 20 anos e atua em defesa dos estados da Amazônia brasileira, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), apresentou a agenda de fortalecimento do corredor bioceânico. O painel de debates contou com a participação do titular da pasta, Assurbanipal Mesquita.

Palestra destacou esforço do governador Gladson Cameli no reposicionamento geoeconômico do Acre. Foto: Jairo Carioca/Seict

Em sua abordagem, Mesquita falou do fortalecimento de negócios dos últimos quatro anos de governo, com a preparação de incentivos e o ambiente de diálogo. Citou, ainda, o sublimite do Simples, a revitalização dos parques industriais, o licenciamento ambiental e a união das entidades institucionais.

“A nossa participação na sessão do Parlamento Amazônico atende esforços do governador Gladson Cameli no reposicionamento geoeconômico do Estado do Acre, que vive um novo momento em sua relação com o comércio exterior e a gestão de negócios”, disse Mesquita.

Durante a palestra foram apresentados dados de recuperação econômica nos setores do agronegócio, agricultura, indústria de proteína animal, pecuária e manejo florestal. A rota bioceânica pelo Acre defendida na plenária diminui em quase dez mil quilômetros a distância do sudeste do Pacífico.

“Essa rota já existe e o comércio exterior é uma realidade. O que falta é o aperfeiçoamento desse corredor, como a conclusão do Anel Viário entre Epitaciolândia e Brasileia, o destravamento alfandegário, pautas para as quais defendemos a união das bancadas do Norte para solucioná-las”, concluiu Assurbanipal Mesquita.

O deputado Wescley Tomaz, do Pará, elogiou a participação do governador Gladson Cameli no evento e a defesa da rota bioceânica. “Temos que nos organizar e fazer parte do desenvolvimento brasileiro, o Acre está no caminho certo”, disse.