O governo do Acre, por meio das secretarias de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e de Administração (Sead), apoiou mais uma edição da Expo ISP, que tem a missão de atuar na promoção e organização de eventos voltados para prestadores de serviços em telecomunicações no país, em especial provedores de internet de pequeno, médio e grande porte. O evento, realizado na quinta-feira, 22, em Rio Branco, contou com uma vasta programação de palestras e presença de expositores. Mais de 200 pessoas passaram pelos estandes organizados no Afa Jardim.
O titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, a convite da organização, falou sobre as oportunidades de desenvolvimento no estado, apresentando projetos para fortalecer o ambiente de negócios. “O Acre precisa estar conectado neste cenário de atração de investimentos, apoiando as empresas e fornecedores de equipamentos de internet. O estado cresce e com isso vêm os investimentos em tecnologia e inovação”, disse.
De acordo Mesquita, existe um esforço muito grande da equipe de governo para levar comunicação às regiões mais distantes, conectando o homem amazônida com o mundo. Como exemplo, o gestor citou investimentos realizados pelo Estado na região do Croa.
“O governador Gladson Cameli inaugurou recentemente uma rede de internet de banda larga na comunidade do Croa, que desponta como um polo turístico na região do Juruá. Muito ainda temos que fazer; a infovia, um projeto em parceria com o governo federal, vai ajudar a conectar os municípios do Baixo Acre com as regiões do Purus e Envira, chegando ao Juruá”, observou.
O titular da Sead, Paulo Roberto Correia, lembrou que a tecnologia voltada à gestão pública faz parte do projeto de modernização do Estado e conta com uma diretoria em sua pasta. “O Estado tem intenção de apoiar essas realizações. O governador quer levar internet para os 22 municípios. Ficamos felizes com a a edição da Expo ISP em nossa capital”, destacou.
Para o empresário Glayton Provenzano, que trabalha com provedores na região do Alto Acre, esse tipo de evento precisa ser promovido mais vezes. “Como acabamos de ver na palestra do secretário de Indústria, é preciso interagir com investidores nacionais e internacionais. A internet hoje faz parte do cotidiano das pessoas, a evolução desse negócio é uma realidade. O Estado e o setor privado precisam andar juntos”, disse.
Kennedy Cardoso, que trabalha como provedor no município de Acrelândia, citou a substituição da tecnologia de rádio por fibra: “Esse evento mostrou o avanço em equipamentos necessários para avançarmos na qualidade dos serviços que prestamos na ponta”.
O diretor da Expo ISP, Francisco Henrique Nascimento, agradeceu o apoio do governo do Acre e ao público que compareceu à exposição. Para ele, os temas debatidos com especialistas e engenheiros de mercado vão ajudar a melhorar os serviços e produtos, com ganhos para a população.
“O Expo ISP roda todo o Brasil, promovendo palestras e reunindo os principais profissionais, empresas e especialistas em ISP para apresentar as tendências e os avanços do segmento. Nosso compromisso é contribuir com a inovação, novas oportunidades e com o crescimento do mercado ISP no Brasil. O apoio do governo do Acre foi fundamental. Ano que vem voltaremos”, disse Henrique.