Governo do Acre apoia parceria transformadora na inovação tecnológica com a cooperação entre Ufac e empresa de telecomunicações

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), prestigiou nesta terça-feira, 16, a divulgação dos resultados da parceria entre a Universidade Federal do Acre (Ufac) e a empresa Motorola, na área de inovação e tecnologia. O evento foi realizado no auditório Manoel Ribeiro, no Centro de Convenções da Ufac, em Rio Branco.

Evento no Campus Universiário reuniu parceiros do escossistema de inovação do estado do Acre. Foto:Sabrina Salomon/Seict

Foram divulgados os resultados positivos e impactantes alcançados de natureza técnica, econômica e social na parceria pioneira com a Motorola, sob o contexto da Lei de Informática. A Ufac emergiu como uma referência na formação de recursos humanos em computação, liderando um movimento dinâmico de pesquisa e inovação na região da Amazônia Ocidental.

O secretário em exercício da Seict, Ricardo Damaceno, participou da programação. Ele destacou “o cenário que tem estabelecido sólidas bases para a transformação do ecossistema local de inovação tecnológica e empreendedorismo, impulsionando o progresso da região”.

Com investimentos totalizando mais de R$ 13,7 milhões nos projetos Web Academy e Pavic-Lab, a colaboração tem gerado frutos significativos. O Projeto Web Academy já formou mais de 100 desenvolvedores de software web, elevando os padrões de formação técnica no Acre. Por outro lado, o projeto Pavic tem se destacado em pesquisas avançadas de computação aplicada e visão computacional, impulsionando a produção técnica da Ufac e estabelecendo parcerias científicas em nível nacional e internacional.

“O evento ofereceu uma oportunidade única de demonstrar aos diversos atores do ecossistema de inovação do Acre o papel crucial desempenhado pela Ufac, abrindo portas para novas parcerias e investimentos que impulsionarão ainda mais o desenvolvimento tecnológico da região”, acrescentou Damaceno.

A programação incluiu um cerimonial comemorativo,  a palestra “Parceria entre Academia e Indústria: impactos técnicos e sociais”, ministrada por Luis Momenté, gerente sênior de Desenvolvimento de Software da Motorola, e uma mesa redonda envolvendo importantes entidades como Motorola, Propeg, Suframa, Secretaria de Estado de Inovação, Ciência e Tecnologia e Fundação de Apoio à Pesquisa do Acre (Fapac).

Participaram do evento o presidente da Fapac, Moisés Diniz, e representantes da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter