O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), prestigiou nesta terça-feira, 16, a divulgação dos resultados da parceria entre a Universidade Federal do Acre (Ufac) e a empresa Motorola, na área de inovação e tecnologia. O evento foi realizado no auditório Manoel Ribeiro, no Centro de Convenções da Ufac, em Rio Branco.
Foram divulgados os resultados positivos e impactantes alcançados de natureza técnica, econômica e social na parceria pioneira com a Motorola, sob o contexto da Lei de Informática. A Ufac emergiu como uma referência na formação de recursos humanos em computação, liderando um movimento dinâmico de pesquisa e inovação na região da Amazônia Ocidental.
O secretário em exercício da Seict, Ricardo Damaceno, participou da programação. Ele destacou “o cenário que tem estabelecido sólidas bases para a transformação do ecossistema local de inovação tecnológica e empreendedorismo, impulsionando o progresso da região”.
Com investimentos totalizando mais de R$ 13,7 milhões nos projetos Web Academy e Pavic-Lab, a colaboração tem gerado frutos significativos. O Projeto Web Academy já formou mais de 100 desenvolvedores de software web, elevando os padrões de formação técnica no Acre. Por outro lado, o projeto Pavic tem se destacado em pesquisas avançadas de computação aplicada e visão computacional, impulsionando a produção técnica da Ufac e estabelecendo parcerias científicas em nível nacional e internacional.
“O evento ofereceu uma oportunidade única de demonstrar aos diversos atores do ecossistema de inovação do Acre o papel crucial desempenhado pela Ufac, abrindo portas para novas parcerias e investimentos que impulsionarão ainda mais o desenvolvimento tecnológico da região”, acrescentou Damaceno.
A programação incluiu um cerimonial comemorativo, a palestra “Parceria entre Academia e Indústria: impactos técnicos e sociais”, ministrada por Luis Momenté, gerente sênior de Desenvolvimento de Software da Motorola, e uma mesa redonda envolvendo importantes entidades como Motorola, Propeg, Suframa, Secretaria de Estado de Inovação, Ciência e Tecnologia e Fundação de Apoio à Pesquisa do Acre (Fapac).
Participaram do evento o presidente da Fapac, Moisés Diniz, e representantes da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac).