saúde da mulher

Governo distribui kits de exame preventivo de câncer

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer, o câncer do colo do útero, é o terceiro mais frequente entre a população feminina e a quarta causa de morte de mulheres com câncer no Brasil. Só em 2018, estima-se que 16,3 mil novos casos devem ser identificados.

Entre os sintomas da doença estão dores na pélvis, dores durante as relações sexuais, menstruação irregular, anormal ou intensa, perda de peso, entre outros. Vale destacar, que em alguns casos os sintomas podem não ser percebidos, por isso as mulheres que estão dentro da faixa etária estabelecida devem ir às Unidades Básicas de Saúde (UBS) e realizar o exame.

Pensando em garantir a saúde das mulheres acreanas e fortalecer as ações de prevenção desse tipo de câncer, o Governo do Acre, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), adquiriu material para a realização da coleta do exame Papanicolau (PCCU) nas mulheres de 25 a 64 anos de idade.

É de extrema importância que as mulheres realizem o PCCU, já que é o método mais indicado para detectar o câncer de colo do útero. Vale lembrar que o diagnóstico precoce é uma das condições que contribui para a cura da doença, pois quanto mais rápido é detectado, mais rápido se inicia o tratamento.

Ao todo foram 798 caixas contendo material para a realização do PCCU, que serão distribuídas nos 22 municípios acreanos. Sendo 140 caixas contendo escovinhas, espátulas e lâminas, 32 caixas com fixador celular e 626 caixas contendo espéculos com tamanhos P, M e G.

“Esse é mais um trabalho que realizamos em parceria com os municípios. Estamos entregando os kits para todas as prefeituras. É de extrema importância as ações de saúde preventiva”, destaca João Paulo Silva, diretor do Departamento de Atenção Primária, Políticas e Programas Estratégicos da Secretaria Estadual de Saúde.

Veja também: Cecon prolonga exames de mamografia sem agendamento até dezembro