O governo do Acre continua fazendo fortes investimentos para o fortalecimento da piscicultura no estado. Um dos principais, realizados por meio da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), é a distribuição de alevinos para produtores rurais dos 22 municípios acreanos.
A intenção da secretaria é atender 13 produtores por município, o que corresponde a 286 criadores de peixes. A entrega de alevinos já foi realizada na Vila do V, sede do município de Porto Acre e Tarauacá. Cada produtor recebe, sem custo algum, 3.900 alevinos, além de ração suficiente para um mês de alimentação dos peixes.
Na próxima semana, uma equipe da Seaprof deve proceder à entrega nos municípios de Feijó e Tarauacá. No total, devem ser distribuídos em todo o estado 85,5 mil alevinos e mais de 300 sacas de ração. “Nosso objetivo é ajudar produtores familiares a dar o primeiro passo na criação de peixes. A gente sabe que essa fase inicial é sempre a mais difícil”, afirma Cledir da Silva, chefe da piscicultura na Seaprof.
Outro investimento na cadeia produtiva é a recuperação e construção de açudes. A Seaprof já reformou 45 açudes em Tarauacá, sete em Bujari e 12 em Rio Branco. Outros 33 novos açudes foram construídos em Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Mâncio Lima e Feijó.
“O governo continua atuando forte para fortalecer a piscicultura no Acre. Esses investimentos contemplam os produtores familiares que demonstram aptidão para trabalhar com a criação de peixes. Com a construção dos açudes e a distribuição dos alevinos, vamos ampliar o número de piscicultores no estado”, destaca Diogo Sobreira, coordenador das cadeias produtivas na Seaprof.