O Instituto Socioeducativo do Acre (ISE) fechou parceria com a Igreja Internacional da Providência de Deus (IIPD) com o objetivo de realizar o curso de Frentista para 15 pessoas da comunidade Adalberto Aragão. A atividade, ministrada pelo Instituto Dom Moacyr (IDM), tem carga horária de 180 horas/aula.
O curso já foi iniciado e a expectativa é constante entre os aprendizes. As aulas estão sendo realizadas na própria sede do IIPD, localizada na casa de um dos membros da igreja. Faz parte do conteúdo noções de ética, cuidados com o meio ambiente e conhecimentos de empreendedorismo.
De acordo com o presidente do ISE, Henrique Corinto, a instituição atua como demandante dos cursos e disponibiliza vagas às comunidades em risco social também é uma forma de socioeducação preventiva. “Na medida em que afastamos as pessoas da criminalidade e damos perspectiva de futuro a elas, evitamos resultados negativos e a entrada de mais adolescentes no sistema de privação de liberdade”.
Segundo a mediadora do IDM, Auricélia Martins, Rio Branco possui um vasto mercado de trabalho no ramo de frentista e vai depender do desempenho dos alunos obter sucesso na área. “Com certeza alguns vão se destacar. Teremos uma etapa de estágio em postos de combustíveis e essa será a chance para eles mostrarem esforço”, afirma.
A universitária Karol Camursa conseguiu a vaga por meio da igreja. Ela alega que a capacitação de frentista irá ajudá-la com a renda enquanto não se forma. “Estou empolgada, porque nessa profissão se trabalha apenas meio período e ganha um pouco mais do que um salário mínimo, ou seja, um retorno gratificante. Espero que a gente consiga se formar nesse curso e, logo após, um emprego”, idealiza.
Para o pastor da IIPD, Jânio Maia Ribeiro, apostar na profissionalização da comunidade carente é uma eficaz metodologia para afastá-la da criminalidade. “Dessa forma, as pessoas são incluídas em possibilidades de vidas melhores”, elogia.