Governo disponibiliza testagem rápida e vacinação contra a covid-19 na OCA, em Rio Branco

A vacinação e a testagem em massa são ferramentas fundamentais para combater a covid-19 e monitorar a situação epidemiológica do estado. Por isso, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), promove a vacinação e a testagem rápida contra a doença, entre 5 e 7 de janeiro, das 8h às 12h, na Organização das Centrais de Atendimento (OCA), em Rio Branco.

A ação faz parte do Plano Nacional de Expansão da Testagem para covid-19, lançado em setembro pelo Ministério da Saúde. Foto: Diogo Silva/OCA

“Desde o início da pandemia nós temos adotado uma série de medidas de contenção à contaminação. Então, é muito importante, nesse momento, conscientizar a população sobre a realização da vacinação e a testagem. Nós atendemos, em média, mais de 1600 pessoas por dia, e como a OCA é um local de grande visibilidade e fácil acesso, nós cedemos o espaço e auxiliamos na organização dessa campanha”, destaca Rayana Siqueira, chefe da Divisão OCA Rio Branco.

A ação é uma parceria entre a Saúde estadual e a OCA, e tem como objetivo identificar o perfil epidemiológico da população após as campanhas de vacinação contra a covid-19.

De acordo com a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE), Gerinês Arruda, é importante fazer a testagem da população para entender o nível das taxas de contaminação: “A pior fase já passou, mas o vírus continua circulando e contaminando pessoas. Nosso principal objetivo é identificar casos positivos, sejam eles sintomáticos ou não, para realizarmos as medidas de prevenção e controle, assim como também tomar ações relacionadas aos contatos primários que os infectados tiveram”, ressalta.

A vacinação da população na OCA também faz parte da campanha. Foto: Diogo Silva/OCA

A testagem rápida é realizada utilizando amostra coletada através do swab nasal ou nasofaríngeo, que em 15 minutos detecta uma proteína presente no coronavírus e dá o resultado do teste.

No primeiro dia de campanha foram realizados 194 testes, e 16 testaram positivo com sintomas leves, uma taxa de 8,92% de positividade, além disso, foram aplicadas 97 doses de imunizante contra a covid-19. Quem foi imunizado com a segunda dose há mais de quatro meses já pode também tomar a terceira dose durante a campanha.

Para a professora Maria Socorro, a ação é importante, pois concentra vacinação e testagem num só lugar, no centro de Rio Branco: “É uma oportunidade que todos têm, com a testagem e a vacinação, de combater o vírus, e também foi uma ideia muito boa trazer essa ação para a OCA, que fica no centro da cidade, e é um lugar de fácil acesso à população”, conclui.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter