APROVEITE

Governo disponibiliza dose extra de vacina contra influenza a partir de segunda-feira

Visando diminuir o risco de exposição da população às doenças respiratórias, o governo do Estado, por meio do Programa Nacional de Imunização do Acre (PNI), lançará nesta segunda-feira, 27, a ação Dose Extra: Campanha de Vacinação contra Influenza.

A vacina é uma das principais medidas contra o aumento de casos graves de influenza. Foto: Odair Leal/Sesacre

Destinada à população em geral, a partir dos 6 meses de idade, a campanha se estenderá durante o mês de março, até que existam estoques disponíveis da vacina. O objetivo é reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. A meta é imunizar 90% do público alvo.

“Em um cenário de saturação dos serviços de saúde, em razão do aumento no número de casos de síndromes respiratórias, a vacinação contra a influenza assume particular relevância para proteger as pessoas vulneráveis do risco de desenvolverem formas graves da doença”, explicou a coordenadora do PNI, Renata Quiles.

“A vacinação contra a influenza assume particular relevância para proteger as pessoas”, explicou Renata Quiles. Foto: Odair Leal/Secom

As vacinas estarão disponíveis em todas as unidades de Referência em Atenção Primária (Uraps) do Estado e serão administrados em dose única (DU). As secretarias municipais de Saúde desenvolverão, também, ações voltadas para a coletividade, como o agendamento de atividades de vacinação em várias outras instituições, por exemplo.

Requisitos para tomar a vacina:

  • Idade acima de 6 meses;
  • Ter tomado a última dose contra influenza há, pelo menos, 6 meses;
  • Portar cartão do SUS e documento de identificação.