Governo discute investimentos na produção agrícola do Ramal do Granada

Produtores rurais do Ramal do Granada em Acrelândia discutem investimentos na produção agrícola (Foto: Leônidas Badaró/Secom)
Produtores rurais do Ramal do Granada, em Acrelândia, discutem investimentos na produção agrícola (Foto: Leônidas Badaró/Secom)

Representando o governo do Estado, os secretários de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), Glenilson Figueiredo, e de Planejamento, Márcio Veríssimo, participaram no fim da manhã deste sábado, 15, de uma reunião com produtores do Ramal do Granada, zona rural de Acrelândia.

O encontro serviu para ouvir as reivindicações dos produtores e discutir os investimentos que o governo pode fazer para alavancar a produção na região.

A principal reivindicação é a construção de tanques para piscicultura. Alguns produtores já são criadores de peixes e querem aumentar a produção. Outros, com o sucesso na cadeia produtiva, querem iniciar na atividade.

“A gente fez o convite para que eles estivessem aqui e falassem sobre como é possível ajudar quem tem interesse na piscicultura e em outros projetos que podem ajudar a nossa comunidade”, afirma o produtor rural Altemir Schons, que mora na região há 30 anos.

Piscicultura e fruticultura

Altemir Schons afirma que comunidade quer parceria do governo para a piscicultura e fruticultura (Foto: Leônidas Badaró/Secom)
Altemir Schons afirma que comunidade quer parceria do governo para a piscicultura e fruticultura (Foto: Leônidas Badaró/Secom)

Durante a reunião, Figueiredo falou sobre as cadeias produtivas desenvolvidas pela secretaria e que podem ser investidas na comunidade.

“Estamos aqui para fortalecer essa parceria com o governo. Vamos apresentar os investimentos que temos condições de fazer, como a piscicultura e a fruticultura, com destaque para o cultivo do açaí, e a comunidade decide o que é prioridade”, afirma.

Já a Secretaria de Planejamento tem articulado alguns programas importantes, como o que incentiva a produção da fruticultura e os setores extrativista e florestal.

“O Acre vive um processo de industrialização. Então, os produtores rurais estão tendo a oportunidade dessa parceria, que consolida cada vez mais a produção agrícola”, explica Veríssimo.

Um novo encontro foi marcado para o dia 2. Representantes do governo e produtores da região irão elaborar um planejamento apontando o número de produtores que pretendem trabalhar nas cadeias produtivas da piscicultura e fruticultura.