Tião Viana, gestores e indígenas firmaram parceria para novas ações (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Tião Viana, gestores e indígenas firmaram parceria para novas ações (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Na tarde da última segunda-feira, 21, indígenas do Conselho de Lideranças Yawanawá, que representa sete aldeias, estiveram reunidos na Casa Civil com o governador Tião Viana e a primeira-dama Marlúcia Cândida.

O encontro contou com a participação dos gestores das pastas de Meio Ambiente, Turismo, Produção, Habitação, Esporte, Assessoria Indígena, Políticas para Mulheres e Cultura.

Na reunião, as lideranças apontaram as demandas para cada terra indígena, que farão parte das ações para a implementação do Plano de Vida do Povo Yawanawá.

Tião Viana ressaltou que já existem projetos sendo executados em parceria com os povos indígenas no Acre e que serão elaborados novos projetos.

“Daqui a dois meses iremos nos encontrar para avaliar os resultados. Se quiserem técnicos da área do açaí e outros cultivos, iremos oferecer, além do fomento em áreas como educação, cultura, esporte, turismo e outras. Podem contar com o apoio do governo”, disse o governador.

A primeira-dama falou da importância de um planejamento para a execução dos projetos (Foto: Rose Peres/Secom)
A primeira-dama falou da importância de um planejamento para a execução dos projetos (Foto: Rose Peres/Secom)

“A ideia deste encontro foi ouvir as lideranças, encaminhar algumas demandas que podem ser executadas de imediato e traçar um planejamento para a execução das demais”, explicou a primeira-dama Marlúcia Cândida.

A conselheira Julia Yawanawá detalhou: “É um projeto para dez anos ou mais. Estamos discutindo com várias pessoas, jovens e lideranças, debatendo o que queremos ser no futuro. Somos o que somos hoje porque foi pensado pelos mais velhos: a demarcação das terras, a criação das escolas. Qual é a nossa missão com o nosso povo hoje? Temos sete aldeias ligadas à associação, e cada uma quer trabalhar com uma área específica, como mel, cana, farinha, piscicultura. O governo já é um grande parceiro, e viemos dialogar”, avaliou.