O governo do Acre publicou na edição do Diário Oficial do Estado (DOE), desta segunda-feira, 13, o decreto n° 2.422-P, que resolve designar, pelo prazo de 90 dias, cinco gestores públicos.
Os designados vão assumir as seguintes pastas: Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Secretaria de Estado de Relações Federativas (Serf), Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre) e Casa Militar.
Seop
O diretor de Administração e Finanças, Glauber Ueyke Montenegro Mappes, foi designado para responder pela Secretaria de Obras Públicas (Seop).
Glauber é formado em Ciências Econômicas pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atuou na Companhia Energética do Ceará (Coelce) e foi servidor do Banco do Brasil. No Acre, Mappes exerceu no Departamento de Trânsito (Detran), no município de Cruzeiro do Sul, a chefia da 1° Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) e, em Rio Branco, no ano de 2021, assumiu a Direção Administrativa e Financeira da Secretaria de Estado de Obras Públicas.
Sefaz
O secretário adjunto do Tesouro, José Amarísio Freitas de Souza, foi designado para responder pela Secretaria da Fazenda.
Nascido em Cruzeiro do Sul, Amarísio Freitas é formado em Contabilidade, é especialista em Gestão Empresarial, Auditoria e Perícia Contábil, possui MBA em Gestão Pública com Ênfase em Controle Externo e é também auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas Estado do Acre (TCE/AC) de carreira. Foi analista no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), professor acadêmico e de pós-graduação, bem como exerceu a função de secretário adjunto do Tesouro Estadual por duas vezes. Foi também titular da Sefaz de novembro de 2021 a dezembro de 2022.
Deracre
O diretor de Portos e Aeroportos, Sócrates José Guimarães, foi designado para responder pela presidência do Deracre.
O diretor tem perfil técnico e experiência com os aeródromos do Acre que podem operar no período matutino e noturno: Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Feijó e Xapuri. O presidente já se apresentou aos servidores do órgão e destacou que a prioridade do Deracre é continuar as obras, melhorar os ramais e aperfeiçoar os mecanismos de gestão do órgão.
Serf
A diretora de Administração e Finanças da Secretaria de Relações Federativas, Rosangela Bardales da Cruz, foi designada para responder pela pasta, em Brasília.
Rosângela Bardales da Cruz é servidora do Governo do Acre, admitida como gestora de políticas públicas, em 2006. É formada em Matemática pela Universidade Federal do Acre (Ufac), possui mestrado em Gestão Estratégica de Organizações, pelo Centro de Educação Superior Brasília (Iesb), além de pós-graduação em Perícia Judicial, pela Universidade Católica de Goiás; em Gestão de Pessoas nas Organizações, pela Faculdade Barão do Rio Branco; e em Gestão Pública com ênfase em Controle Externo, pela Faculdade Internacional de Curitiba. Tem experiência em gestão pública com ênfase nas áreas administrativa e financeira, atuando desde 2020 na atual Secretaria de Relações Federativas (Serf).
Casa Militar
O chefe do gabinete pessoal do governador, José Rosemar Andrade de Messias, foi designado e vai responder cumulativamente pela Casa Militar.
José Messias é formado em Direito e Geografia pela Universidade Federal do Acre, é bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar de Pernambuco, especialista em Processo Civil, especialista em segurança pública pela Polícia Militar da Paraíba. Atuou como professor, comandante da Polícia Militar em Sena Madureira, comandante do Quarto Batalhão, diretor de Ensino da Polícia Militar, subchefe da Casa Militar.