Governo desenvolve projetos técnicos e sociais em prol do meio ambiente

Junho se inicia com a celebração da Semana do Meio Ambiente, que este ano se estende, nacionalmente, entre os dias 5 e 9. A comemoração tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da preservação e a necessidade da implementação de ações sustentáveis para proteger a biodiversidade.

No Acre, o governo do Estado, por meio da Secretária de Habitação e Urbanismo (Sehurb), cria e desenvolve diversos planos que contribuem efetivamente com as políticas ambientais, como o trabalho do Departamento de Projetos (Depro) da pasta, que realiza estudos conceituais e anteprojetos, para mitigar os impactos ambientais e reduzir a vulnerabilidade das comunidades ribeirinhas aos eventos extremos.

Vistoria no leito do Igarapé São Francisco e confluência com o Rio Acre verifica situação das margens após enchente. Foto: cedida

Exemplo disso são os estudos que estão sendo realizados na bacia do Igarapé São Francisco, que em março transbordou, após fortes chuvas. Os levantamentos constituem etapas de verificação minuciosa da área, do solo e da distribuição da água, entre outros, com objetivo de apresentar soluções que promovam a conservação da diversidade biológica do local, o manejo sustentável dos recursos naturais e as funções dos ecossistemas (terrestres e aquáticos).

Dados parciais desse levantamento foram apresentados no Plano de Ação Integrado, elaborado por uma articulação de instituições públicas do Acre, sob a liderança do governo do Estado. O plano é voltado para desenvolver ações nas áreas de meio ambiente, infraestrutura e socioeconomia do igarapé.

Plano de Ação Integrada foi apresentado em abril. Foto: Andressa Larissa

Hortas comunitárias

Outra ação que se destaca é o projeto-piloto para implementação de hortas comunitárias no estado, com objetivo de preservar áreas ambientais urbanas e contribuir com as metas do desenvolvimento sustentável, como cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis, trabalho digno e crescimento econômico.

O local será um espaço de cultivo de plantas e vegetais compartilhado entre os moradores, que terão a oportunidade de cultivar seus próprios alimentos, contribuindo para uma alimentação mais saudável e seguridade alimentar, além de promover maior biodiversidade e integração com a natureza.

Vistoria no conjunto habitacional Cidade do Povo demarca áreas em que serão implantadas hortas comunitárias. Foto: Assessoria Sehurb

Oficina de Reciclagem – Coleta e destinação do lixo

O cuidado com o meio ambiente também é feito por meio das oficinas de reciclagem ofertadas pelo governo do Acre, por meio do Departamento Social da Sehurb. Destinadas às famílias residentes e beneficiárias do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II), as capacitações têm como objetivo ensinar a população, por meio do artesanato, a transformar materiais que seriam descartados em novos produtos.

Moradores dos bairros Cadeia Velha e Baixada da Habitasa, de Rio Branco, apresentam artesanatos confeccionados na oficina. Foto: Andressa Larissa

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter