Com o intuito de oferecer um serviço cada vez mais acolhedor e humanizado no Hospital da Mulher e da Criança do Juruá, as titulares das secretarias de Estado de Políticas para as Mulheres e Humanização, Concita Maia e Francis Mary Alves, reuniram-se, na última quarta-feira, 9, em Cruzeiro do Sul, com o gestor regional da Secretaria de Saúde (Sesacre), Charles André Cavalcante, e a diretora do hospital, Fabiana Ricardo.
Durante o encontro, foram definidas estratégias de fortalecimento dos princípios da gestão humanizada. A proposta consiste em oferecer atividades que proporcionem prazer físico e mental aos servidores e usuárias da maternidade de Cruzeiro do Sul. Entre as ações previstas, estão as realizações de palestras motivacionais, ginástica laboral, oficinas de sensibilização e a continuação das terapias complementares, com técnicas de automassagem.
O Ministério da Saúde estimula, desde 2006, a entrada das terapias complementares ou alternativas dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). “Estamos fortalecendo e consolidando uma iniciativa de humanização que já existe dentro da unidade de saúde”, destacou Francis Mary.
Na ocasião, foram definidas datas e metas para a realização das atividades de humanização. O objetivo é que, até junho, seja implementado no Hospital da Mulher o projeto “Artecura”, que prevê intervenções lúdicas e interativas envolvendo servidores, usuários e acompanhantes da unidade.
“O atendimento humanizado é um direito de todos, por isso trabalhamos, de maneira transversal, para assegurar que as mulheres em trabalho de parto e as crianças do Vale do Juruá sejam contempladas com um serviço cada vez mais especializado”, enfatizou Concita Maia.