Lamentamos, com muito pesar, a morte do Bispo Emérito Dom Luiz Herbst, natural da Alemanha e que dedicou sua vida ao sacerdócio e muito contribuiu para o desenvolvimento e para a espiritualidade do povo do Juruá.
Aos 28 anos chegou ao Acre e fez parte da Diocese de Cruzeiro do Sul, confiada pela Santa Sé aos cuidados da Congregação do Espírito Santo. Com sua fé e ensinamento, Dom Luiz sempre contribuiu para a cultura do Juruá.
Os anos se passaram e hoje pode-se ver desde a história da educação, dos barcos e edificações construídas da solidariedade humana, onde doações vinham da Alemanha e atravessavam o mundo para chegar nas comunidades carentes e abandonadas e da organização das comunidades agrícolas que são aprendizados que vem dos Espiritanos, dos freis alemães.
Com Dom Luiz, temos a visão da igreja da simplicidade, do acolhimento, que procurou cumprir seu papel institucional, missionário cristão sem a arrogância e valorizando todos. Em 1980, sob o lema A verdade vos libertará, o clérigo foi ordenado bispo de Cruzeiro do Sul, cidade que escolheu dedicar sua vida.
Neste momento de dor, junto a toda a equipe de governo e família, prestamos as mais sinceras condolências. Diante disso, está decretado luto oficial de dois dias.
Rio Branco, 31 de dezembro de 2017.
Tião Viana
Governador
Nazareth Araújo
Vice-governadora