Governo dá início às obras do anel viário de Xapuri

Cerca de R$ 3 milhões foram investidos pelo governo do Estado na construção do anel viário em Xapuri (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Uma verdadeira multidão se reuniu na manhã desta segunda-feira, 17, em frente à Paróquia de São Sebastião, em Xapuri, para ver o governador Tião Viana assinar a ordem de serviço da construção do anel viário da cidade.

Num investimento de quase R$ 3 milhões, o governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (Deracre) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em parceria com a prefeitura de Xapuri, o anel viário, de três quilômetros, terá capacidade de reorganizar todo o trânsito e dar nova cara para a cidade.

“Veja que nós já fizemos todas as ruas de Xapuri com o programa Ruas do Povo ainda na minha primeira gestão, mas o centro da cidade vinha sofrendo muito com buracos, e os prefeitos, por mais que tentassem, não conseguiam dar conta. Então o governo se associa agora nesse esforço, para ajustarmos o trânsito, a segurança e um novo ambiente estético com qualidade de vida para sua população. E fiquem certos de que em poucos meses teremos uma nova Xapuri”, disse o governador Tião Viana.

O plano do anel viário, cujas obras já tiveram início, começa na Avenida Coronel Brandão, próxima ao cemitério, e segue até a OCA, continuando no sentido a igreja. Sempre em sentido único. Com três quilômetros de pavimentação e de calçamento, as ruas contempladas terão espaço para estacionamento e ciclovia, já que a cidade é uma das que tem a maior frota de bicicletas no estado.

Governo unido por Xapuri

As obras já começaram no anel viário, que terá três quilômetros de pavimentação, com calçamento, estacionamento e ciclovias (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O projeto pelo anel viário de Xapuri é resultado de um esforço histórico envolvendo o governo do Estado, a prefeitura, a Assembleia Legislativa (Aleac), os parlamentares federais e a comunidade.

O diretor-geral do Detran, Pedro Longo, que está alocando parte dos recursos para as obras, explica: “É uma parceria. Estamos entrando com parte dos recursos e também a sinalização, a pintura e o projeto. Certamente é uma obra que irá entrar para a história de Xapuri”.

Com o Deracre como executor das obras, o diretor-geral Cristovam Moura reforça: “Xapuri merece um trabalho especial por toda a importância histórica e cultural que tem para o Acre. E o trabalho já começou, as máquinas já estão no local e não iremos parar”.

Para o prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos, o anel é um presente para Xapuri, num apoio do governo do Estado que se estenderá para a recuperação de ruas do município. “Xapuri é o berço da Revolução Acreana, o berço da ‘revolução verde’, mas estava descuidada. O governador Tião Viana fez todas as ruas da cidade, mas não foi dada a manutenção necessária pela prefeitura, além de ter havido uma alagação que atingiu o Centro. E hoje estamos agradecidos por tamanha parceria.”

O secretário de Segurança Pública, Emylson Farias, ainda reforça o impacto de uma obra dessas para a população. “Está surgindo uma nova Xapuri, com todo esse cuidado, com toda essa atenção e esse investimento alto para que a gente modificar a cidade. Segurança e infraestrutura significam cuidado com essa cidade”.

O que disseram

“Quando a gente fala em todo o trabalho que o governador Tião Viana está fazendo pela industrialização de Xapuri, pela infraestrutura, a gente tem que ficar muito feliz e grato.”
(Leo de Brito, deputado federal)

“Xapuri merece todos esses investimentos do governo, com a prefeitura fazendo mais e melhor pela população. Assim, reverenciamos todo o legado histórico deste município.”
(Daniel Zen, deputado estadual)

“Hoje chega mais esperança de uma cidade revitalizada e fortalecida. Isso acontece por motivo de compromisso do governador. São empregos, oportunidades e qualidade de vida.”
(Leila Galvão, deputada estadual)

“Esta é a primeira de muitas boas novidades para Xapuri. É o anel viário, a revitalização das ruas, e em breve a recuperação dos ramais. Tudo isso numa parceria do governo para dar mais dinamismo às atividades da prefeitura.”
(Manoel Moraes, deputado estadual)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter