Unidade será construída atendendo exigências legais para o parto humanizado
Aproveitando as comemorações do Mês da Mulher, o Governo do Estado dá início às obras do Hospital Materno-Infantil de Cruzeiro do Sul. O investimento está orçado em R$ 5,7 milhões – recursos do Governo do Estado e BNDES – e tem prazo de conclusão previsto de doze meses. Nesta sexta-feira, 13, representantes das secretarias estaduais de Obras Públicas e de Saúde se reúnem no local da obra para avaliar o início dos trabalhos.
A área total reformada será de aproximadamente 6 mil metros quadrados, incluindo sete consultórios, quatro salas de cirurgia e mais de 100 leitos. Os recursos são do Governo do Estado e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
"A reforma vai adaptar o hospital à nova legislação relativa ao parto humanizado, incluindo leitos "mãe-coruja", espaços para acompanhantes, relaxamento e áreas que vão oferecer mais conforto e privacidade às parturientes", disse o secretário de Obras Públicas, Eduardo Vieira.
A saúde da mulher vem recebendo atenção especial do Governo Binho e faz parte das políticas públicas voltadas para as mulheres.
Os índices já apontam melhoria no serviço de saúde às mulheres nos últimos anos no Acre. As mamografias, exame obrigatório para mulheres de meia idade e que pode detectar nódulos e indicar câncer de mama, aumentaram de 2007 para 2008 no Estado. No ano passado foram feitos 3.437 exames, 963 a mais que no ano anterior. O número de exames citopatológicos do colo uterino também aumentou. De 2001 para 2008 o crescimento foi de 49%, com 27.427 exames a mais. No ano passado 55.494 mulheres foram atendidas, enquanto em 2001 o número era 28.067.