Governo cuida da organização do encontro entre Lula e Alan Garcia no Acre

Além da agenda com o presidente peruano em Rio Branco, Lula vai a Cruzeiro inaugurar Aeroporto e dar ordem de serviço para a construção da Ponte sobre o Rio Juruá

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Governador Binho Marques está pessoalmente empenhado na organização da agenda dos dois presidentes no Acre

Os Presidentes Lula e Alan Garcia, do Peru, estarão em Rio Branco na próxima terça-feira, 28, onde participam de um fórum empresarial e se reúnem no Palácio Rio Branco para a assinatura de acordos bilaterais e conversa sobre questões relacionadas ao desenvolvimento dos dois países. O governador Binho Marques, que luta desde o início de seu governo para garantir os recursos para a construção das pontes sobre os rios que cortam a BR 364 entre Sena Madureira e Cruzeiro do Sul, está pessoalmente empenhado na organização da agenda dos dois presidentes, que representará um marco histórico na integração entre os dois países amazônicos.

O Governo do Acre e as equipes precursoras dos dois Gabinetes Presidenciais trabalham intensamente para que a recepção aos dois Chefes de Estado seja à altura do evento. “Estamos montando toda estrutura necessária para receber bem os Presidentes”, disse Dudé Lima, do cerimonial do Governo acreano. Entre muitos pontos, haverá debates sobre negócios entre os dois países em evento que pretende ser a continuidade da "Expo-Peru Negócio", realizado em setembro do ano passado em São Paulo. Lula e García vão assinar em Rio Branco um convênio de integração energética, que vai exigir investimentos de mais de 4 bilhões de dólares. 

{xtypo_quote_right}Estamos montando toda estrutura necessária para receber bem os Presidentes{/xtypo_quote_right}Segundo o chanceler peruano José Garcia Baraundes, o intercâmbio comercial entre o Brasil e o Peru aumentou muito nos últimos anos, saltando de US$ 724 milhões em 2003 para US$ 3,3 bilhões em 2008. O total de investimentos brasileiros no Peru passa de US$ 2 bilhões, e empresas brasileiras estão presentes naquele país, desenvolvendo variados projetos em áreas como infraestrutura e energia.

O encontro entre Lula e Garcia será seguido de reunião ampliada, assinatura de atos que se inserem no contexto da crescente aproximação entre Brasil e Peru, baseada em projetos econômicos e comerciais que têm reforçado a integração bilateral. Os Presidentes determinarão providências para eliminar obstáculos existentes ao fluxo comercial e econômico entre Estados e Regiões da faixa de fronteira. Nesse sentido, serão assinados  diversos acordos.

Esta é a primeira vez que Lula e García se reúnem na capital de um estado fronteiriço. Durante o encontro, os dois divulgarão o "Compromisso de Rio Branco", que anunciará novas medidas para estimular o intercâmbio econômico-comercial, o desenvolvimento fronteiriço e a integração energética. Os Presidentes deverão também participar do encerramento do Encontro Empresarial Brasil-Peru, que prevê rodada de negócios e mostras de produtos brasileiros e peruanos. O objetivo do Encontro Empresarial é desenvolver o comércio na região de fronteira, incentivando o desenvolvimento e a criação de empregos locais. Já estão inscritos para o Encontro mais de 160 pequenos e médios empresários dos dois países.

O Presidente Lula, segundo seu porta-voz Marcelo Baumbach, acompanha com grande entusiasmo o progresso das relações entre Brasil e Peru. Para estimular ainda mais a integração econômica, comercial e social entre os dois países, o presidente Lula acredita na importância de ações concretas, como a construção de rodovias e de pontes. A integração fronteiriça, em particular, oferece oportunidades únicas para promover o desenvolvimento e a inclusão social, pois garante a presença do Estado em regiões antes isoladas, levando às populações mais necessitadas saúde, educação e, principalmente, esperança na melhoria na qualidade de vida.

Entre os temas na pauta de debates está a construção da Rodovia Interoceânica Sul, conhecida no Brasil como Estrada do Pacífico.  Sua inauguração está prevista para 2010, e será o símbolo maior do esforço bilateral de integração porque vai contribuir enormemente para aumentar o fluxo de pessoas, mercadorias e investimentos entre Brasil e Peru. Com a conclusão da Rodovia, será finalizado o primeiro eixo multimodal Atlântico-Pacífico, que garantirá o acesso dos produtos peruanos ao Oceano Atlântico e o acesso dos produtos brasileiros ao Oceano Pacífico.

O Presidente Lula considera que a integração sul-americana deve ser parte essencial da resposta à crise internacional. O projeto de integração deve ir além da criação de um simples espaço econômico, para buscar modelo próprio que contemple, além do crescimento do comércio, a justiça social, o reforço dos valores comuns e a convergência política.

Novo Aeroporto Internacional de Cruzeiro do Sul: cartão de visitas do Juruá 

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Projeto arquitetônico do novo aeroporto traz bem-estar aos usuários e trabalhadores

Lula estará em Cruzeiro do Sul para inaugurar o Aeroporto Internacional e lançar a ordem de serviço para a construção da ponte sobre o rio Juruá, que será a maior ponte sobre um rio ao longo da BR-364 desde o Estado de Mato Grosso.  Depois de três meses operando em caráter experimental, o novo Aeroporto Internacional de Cruzeiro do Sul será inaugurado pelo Presidente Lula e o governador Binho Marques. Trata-se de uma grande obra e um projeto diferenciado, cujo ambiente traz bem-estar aos usuários e trabalhadores. Painéis em marchetaria brindam os visitantes  com uma das mais belas expressões artísticas da Amazônia. Foram investidos mais de R$34 milhões para que a obra alcançasse o padrão de qualidade exigido nas obras do Governo do Acre.

A concepção arquitetônica é inspirada em referências regionais, adotando as mais modernas tecnologias de edificação utilizadas nos grandes centros.  São mais de 4,5 mil metros quadrados de área construída. A proposta arquitetônica traz a marca da identidade cultural (em forma de uma oca indígena) tornando Cruzeiro do Sul a cidade acreana com o melhor aeroporto da região, tanto no que se refere à beleza quanto à funcionalidade.

O aeroporto de Cruzeiro do Sul atende os outros quatro municípios do Vale do Juruá e boa parte dos municípios do sul do Amazonas, sendo referência de embarque e desembarque para uma população de milhares de pessoas. O novo terminal tem área construída de 4.500 metros, área de urbanização de 28 mil metros quadrados, e amplo estacionamento. Há isolamento acústico e o projeto de iluminação é especial. As bagagens serão inspecionadas por meio de raio-X e a água da chuva será armazenada e filtrada para a manutenção e limpeza do ambiente e irrigação das plantas.

Saga da BR 364 traz ensinamento de superação e do valor da integração

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O investimento chega a mais de R$ 500 milhões até a conclusão dos 224 Km que faltam para ligar Rio Branco a Cruzeiro do Sul

 
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Em 2008, a rodovia registrou aumento de 60% em relação ao verão anterior no fluxo de veículos e transporte de cargas

A BR 364 tem importância estratégica para o Acre sob vários aspectos, porque integra a população de um extremo e outro do Estado e é uma rodovia que se faz presente na vida de todos os acreanos. Trata-se de uma obra de alta prioridade no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) projeto do Presidente Lula que vem mudando o Brasil. São mais de R$ 500 milhões que estarão sendo investidos até a conclusão dos 224 quilômetros que faltam para ligar o  Acre de Rio Branco a Cruzeiro do Sul. O trecho em construção é entre Feijó e Sena Madureira e as obras avançam ampliando a possibilidade de a rodovia ser inaugurada em 2010.

No ano passado, durante os cinco meses em que esteve aberta ao tráfego, a rodovia registrou aumento de 60% em relação ao verão anterior no fluxo de veículos e transporte de cargas. Além da dificuldade para a execução de uma obra de pavimentação em solo amazônico, com todas as intempéries climáticas e carência de infraestrutura para a mobilização dos insumos, o Governo do Estado tem que construir mais de um quilômetro e meio de pontes sobre os vários rios que cortam a BR entre Sena Madureira e Cruzeiro do Sul.

 "Não é uma obra é uma universidade", disse o engenheiro Fernando Moutinho, um dos responsáveis pelo asfaltamento da BR 364 no trecho entre Tarauacá e Cruzeiro do Sul. Moutinho é um dos pioneiros na construção da rodovia e vem acompanhando passo a passo a saga da estrada. Ao fazer a declaração, Moutinho se referia aos ensinamentos adquiridos no dia a dia da obra, na sobreposição obrigatória das adversidades e nas intensas pesquisas e estudos realizados para entender a natureza da região (porque cada trecho da obra é uma história diferente) e seguir  superando  obstáculos.

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Números do trecho Sena Madureira – Feijó

br_364_durante.jpg224 – Quilômetros

516,5 – Milhões de reais de investimentos em 3 anos

8 – Lotes de obras

6 – Empresas contratadas

14 – Quilômetros de bueiros

700 – Equipamentos pesados

2 – Mil postos de trabalho durante o verão

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Presidente Lula e Governador Binho darão início à obra da maior ponte do Acre

Um investimento de R$120 milhões sobre o Rio Juruá 

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Obra faz parte do complexo projeto da BR 364 desde o Vale do Juruá até Rio Branco

Em sua visita a Cruzeiro do Sul, o Presidente Lula e o governador Binho vão dar a ordem de serviço para a construção da ponte sobre o rio Juruá, uma das maiores da Amazônia. Sua extensão será de  550 metros, com quatro faixas de rolamento e dois passeios distribuídos numa largura entre 18 e 20 metros. Será uma obra de grande imponência arquitetônica, e o governador Binho Marques está seguro de que será, além da maior, a mais bonita ponte do Acre.

A obra faz parte do complexo projeto da BR 364 desde o Vale do Juruá até Rio Branco e está no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O valor total da obra é de R$ 120.888.360,81, com recursos do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre e do Governo do Acre.

"Foi uma grande vitória ter conseguido o apoio do presidente Lula para incluir a construção das pontes ao longo da BR 364", disse o governador. "É importante ressaltar que até o segundo ano do nosso governo só havia projeto e recursos previstos para as obras de pavimentação da estrada, sem qualquer previsão de recursos para a construção das pontes. Tivemos que travar uma luta à parte, e confesso que estou muito feliz por ter tido a solidariedade do presidente Lula, que foi fundamental para que pudéssemos estar dando início a essa obra na terça-feira".

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