Governo cria Comitê de Acompanhamento dos Incentivos Fiscais à Pecuária

O Comitê vai realizar o acompanhamento e a recomendação dos incentivos fiscais do Estado relacionados à pecuária (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
O Comitê vai realizar o acompanhamento e a recomendação dos incentivos fiscais do Estado relacionados à pecuária (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Em reunião na Casa Civil, na manhã desta sexta-feira, 15, o governador Tião Viana instituiu o Comitê de Acompanhamento e Recomendações dos Incentivos Fiscais à Pecuária (CARIFP) no estado. O comitê tem por finalidade realizar o acompanhamento e a recomendação dos incentivos fiscais do Estado relacionados ao setor. A instauração foi direcionada pela Casa Civil.

Fazem parte desta representação, membros das Federações de Agricultura e Pecuária do Acre (Faeac), das Indústrias do Acre (Fieac), das Secretarias de Agricultura e Pecuária (Seap), da Fazenda (Sefaz), do Instituto de Defesa e Agropecuária Florestal (Idaf), da Indústria dos Frigoríficos e do Sindicato dos Operários da Indústria de Carne.

O Ministério Público Estadual (MPAC) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE) também têm representatividade no sentido de auxiliar nas questões jurídicas.

Tião Viana destacou a importância da criação do comitê pontuando que a pecuária é um item fundamental para o estado, já que é uma das principais responsáveis pelo desenvolvimento financeiro, acolhendo 18 mil produtores que são essenciais para a vida econômica e social do Acre.

Além disso, em termos agropecuários possui um rebanho que se aproxima de três milhões de reses, em mais de 22 mil propriedades, livres de aftosa desde maio de 2005.

“Que esse comitê possa ser representativo para as questões da agropecuária no estado, e que venham a convergir com uma opinião mais harmônica possível para auxiliar o governo nas decisões fiscais da pauta”, destacou o governador.

Acompanhamento, representatividade e participação

O presidente da Faeac, Assuero Veronez, agradeceu ao governo e destacou que o comitê dará melhor resolutividade nas decisões relacionadas às questões de comercialização do gado, além de dar melhores respostas às representações envolvidas e ao governo.  “Agradeço ao governo por avançar nessa iniciativa tão essencial para a pecuária”, disse o presidente.

O diretor-presidente do Idaf, Mamed Dankar, disse que o governo está cumprindo a sua parte nessa área. “Aqui o governo faz a sua parte que é a defesa da inspeção. Hoje o Idaf fiscaliza 17 frigoríficos e estamos com mais de 98% de vacinações  efetivadas nesses rebanhos”, contou Dankar.

A vice-presidente da Fieac, Adelaide de Fátima Gonçalves, disse que a pauta do comitê é fundamental para o fortalecimento do setor. “Como indústria, queremos a geração de emprego e que a indústria se consolide cada vez mais no nosso estado”, observou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter