Governo convoca técnicos para fortalecer assistência rural no Estado

O governo irá convocar 100 técnicos para fortalecer a assistência técnica em extensão rural no Estado (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
O governo irá convocar 100 técnicos para fortalecer a assistência técnica em extensão rural no Estado (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governador Tião Viana anunciou nesta quinta-feira, 25, que o governo irá convocar 100 técnicos aprovados em concurso público para fortalecer a assistência técnica em extensão rural no Estado.

A decisão resulta de uma agenda realizada na Casa Civil, entre o governador, o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Acre (Emater), Idésio Franke, e a secretária de Gestão Administrativa, Sawana Carvalho. A convocação deve ocorrer na próxima semana.

Segundo o presidente da Emater, o governo já possui aprovado, junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) , vários projetos nas áreas de assentamento indígena, reservas extrativistas, e colonos individuais. Só nas terras indígenas serão mais de 2.100 famílias beneficiadas.

“Os contratos devem ser assinados em dois meses, e nós iremos nos reunir com pequenos produtores ribeirinhos, em terras de assentamento para dar a assistência técnica em contratos para mais de oito mil produtores”, contou Franke.

A prioridade do governador Tião Viana é incentivar o setor produtivo que gera emprego, renda e oportunidade para o meio rural. “O governo quer fortalecer a assistência técnica para expandir a produção rural gerando renda e emprego, e crédito bancário para os produtores em diversas linhas de financiamento”, contou o governador.

Ações integradas entre a Seap, a Seaprof e a Emater

De modo integrado, a Emater, a Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) e a Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seap) irão avançar na condução dos trabalhos que visam a elaboração dos projetos voltados para a pequena produção, a fim de incentivar e fortalecer diversas cadeias produtivas, como a do suíno, da piscicultura, do plantio de seringueiras, açaí, e a mecanização de áreas para o plantio de milho e de mandioca.

Os técnicos convocados irão atuar na etapa dos projetos que atinge diretamente dez municípios do Alto e do baixo Acre, e que contemplam, diretamente, quatro mil famílias em terras de assentamento e comunidades florestais.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter