Governo contrata 20 profissionais de saúde para unidades penitenciárias

Profissionais foram escolhidos por meio de processo seletivo simplificado (Foto: Andrey Santana)
Profissionais foram escolhidos por meio de processo seletivo simplificado (Foto: Andrey Santana)

O governo do Estado promoveu nesta quinta-feira, 3, a assinatura de contrato de prestação de serviços de 20 profissionais da área de saúde, que irão atender nas unidades penitenciárias de Rio Branco e Senador Guiomard. O evento foi realizado na Escola Técnica Maria Moreira.

“O esforço do governador Tião Viana, junto com Instituto de Administração Penitenciária e a Secretaria de Saúde, possibilita que tenhamos esse atendimento médico nos presídios do Acre. Isso é importante, pois possibilita a ressocialização nos presídios”, destacou Sawana Carvalho, gestora da SGA.

A contratação é temporária e tem validade de dois anos. A ação do governo visa dar mais dinâmica aos atendimentos de saúde para os reeducandos que cumprem pena nas maiores penitenciárias do Acre.

O recurso para pagamento dos profissionais é oriundo do Fundo Nacional de Saúde Prisional e será gerido pelo Iapen.

“Hoje temos em média 500 atendimentos de saúde por semana, nas diferentes especificidades. A ideia é avançar na qualidade dos serviços”, destacou Martin Hessel, diretor-presidente o Iapen.

Graçoneide Passos ingressou no Sistema Penitenciário como faxineira de uma empresa de serviços gerais. Depois se envolveu com o serviço laboratorial da unidade de saúde da penitenciária e decidiu estudar. Ela fez o curso de técnica em microscopia pela Escola Maria Moreira e também foi convocada pelo processo seletivo simplificado.

“Certa vez um preso de nome Francisco me chamou para ler lâminas de teste de tuberculose. Achei ruim, depois fui ganhando gosto. Francisco disse: ‘Um dia vou sair daqui e a senhora vai assumir meu lugar’. Palavras proféticas. O governo me deu preparo, uma profissão que só me dá alegria”, disse Graçoneide.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter