Assinatura de contratos para a compra da produção de 2012 e a quitação de crédito da cooperativa com o Banco da Amazônia fizeram parte do evento
A Cooperativa dos Agricultores e Pecuaristas da Regional do Baixo Acre (Coopel) realizou nesta quarta-feira, 21, cerimonial de quitação do crédito junto ao Banco da Amazônia. O evento contou com a presença de produtores cooperados e do governador em exercício, Cesar Messias, além dos secretários de Indústria e Comércio, Edvaldo Magalhães, e do secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), Lourival Marques. Na ocasião, foi assinado contrato de crédito para a compra da produção de 2012 e ainda a concessão de uso para quatro câmaras frias para conservação de produtos.
Segundo o presidente da Coopel, Ezequiel Rodrigues, esse cerimonial encerra o ano de forma gratificante, pois a cadeia produtiva do leite atende 360 famílias em todo o Estado e produz mais de 540 mil litros de leite por mês. Este é o resultado do apoio do governo do Estado e do governo federal com a concessão de crédito e garantia da compra da produção.
O crédito, no valor de R$ 521 mil, foi quitado e o superintendente do Banco da Amazônia, José Roberto da Costa, já confirmou a renovação de crédito para a produção de 2012, no valor de R$ 1,8 milhão. O vice-governador César Messias anunciou a compra e distribuição de três mil vacas leiteiras para melhoria do rebanho leiteiro do Acre.
Durante o evento foram assinados os termos de concessão de uso de bem público de quatro câmaras frias, com capacidade de armazenamento em torno de 180 toneladas. O secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), Lourival Marques, diz estar contente em encerrar o ano com os ótimos resultados alcançados pela cadeia produtiva do leite e disposto a contribuir ainda mais no próximo ano.
A Coopel produz leite, queijo, manteiga, doce de leite e iogurte. Presidido por Ezequiel Rodrigues, tem 360 produtores associados em sete municípios, fornece os produtos ao programas de Alimentação Escolar (PNAE), de Aquisição de Alimentos (PAA) e para os mercados privados de Rio Branco.
Atualmente produz 18 mil litros de leite, mas a expectativa para o próximo ano é de 30 mil. E tem capacidade de armazenamento de 10 toneladas, porém, com as quatro câmaras frias, a capacidade de estocagem chega a 180 toneladas.
Criada em 2000, como alternativa para os pequenos produtores excluídos pelos laticínios locais, a Coopel está hoje em ascensão e já é referência no Acre como modelo de gestão. A cooperativa é administrada por agricultores familiares e tem o apoio do governo do Estado, que, através da Seaprof, presta assistência técnica.