Governo conscientiza a população para o uso limitado de água

O Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento esta intensificando as 11 frentes de serviços de combate a vazamentos (Fotos: Roberta Marisa/Depasa)
O Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento esta intensificando as 11 frentes de serviços de combate a vazamentos (Fotos: Roberta Marisa/Depasa)

O Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento esta intensificando as 11 frentes de serviços de combate a vazamentos (Fotos: Roberta Marisa/Depasa)

Com o intuito de regularizar o sistema de abastecimento de água em Rio Branco, o Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa Rio Branco) está adotando medidas alternativas para aumentar a produção de água das Estações de Tratamento e intensificando as 11 frentes de serviços de combate a vazamentos.

No dia 17 de maio, foi instalada uma balsa flutuante com bombas de captação na Estação de Captação de Água, situada próximo à terceira ponte sobre o Rio Acre. De acordo com o superintendente do Depasa Rio Branco, Felismar Mesquita, a medida foi tomada porque o nível do Rio Acre apresentou índices de 4,80 metros, o que é considerado preocupante no período de estiagem.

Ainda assim, as constantes mudanças climáticas da Região Norte tendem a provocar danos no funcionamento do sistema. “O nível do rio passou rapidamente de 4,80 para 5,92m, estávamos monitorando e tivemos que reajustar todo o processo”, disse Mesquita.

Com o apoio das bombas instaladas em uma balsa flutuante para facilitar a captação de água bruta para a estação de tratamento, a ETA II está conseguindo produzir 900 litros por segundo. Em função disso, a distribuição de água na capital deve permanecer de forma controlada. Alguns bairros que normalmente recebem água de 8 a 12 horas passarão a receber de 6 a 4 horas.

Leia mais

Governo adota medidas para melhorar a distribuição de água na capital durante a estiagem

Depasa Rio Branco inicia obras de melhoria no sistema de água no Jorge Lavocat

Habitacional Carandá recebe melhorias no sistema de água e esgoto

Muitos moradores indagam sobre o abastecimento de água em alguns bairros, e outros não. O gerente de produção de água do Depasa Rio Branco, Railson Correa, explica que algumas redes funcionam por gravidade, e com a baixa produção de água, ligações irregulares e vazamentos acabam por prejudicar alguns lugares, localizados na parte alta da cidade.

O superintendente do Depasa Rio Branco falou ainda sobre a importância do uso consciente da água. “Hoje a nossa taxa de desperdício é de 60%. A água que desperdiçamos pode abastecer outras comunidades que também necessitam do produto. Se cada cidadão começar a ter mais cuidado com a água utilizada, adotando maneiras simples, usando boias nas caixas d’água e fechando as torneiras, fiscalizando desperdício do vizinho e comunicando o Depasa Rio Branco sobre os vazamentos nas redes públicas pelo telefone 0800-6470195, o sistema poderá ter melhoras repentinas”, recomenda Mesquita.

Como parte das ações de melhorias, o parque de bombas das estações também está sendo reparado e aguarda a chegada de duas novas bombas, que prometem aumentar a captação e distribuição de água.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter