Governo conclui projeto arquitetônico para o bairro Quinze, em Rio Branco

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Regional (Sedur), acaba de concluir a elaboração de um projeto arquitetônico para o bairro Quinze, situado no Segundo Distrito de Rio Branco.

Com 400m de extensão, a estrutura da Orla do Quinze irá se estender desde o Mercado Velho até o Rio Acre, com mirantes, museus, quiosques, áreas verdes, bancos e uma infraestrutura completa, com iluminação sofisticada e estacionamento.

Orla terá 400 m de extensão. Imagem: projeto gráfico

O titular da Sedur, Felipe Aragão, destaca que o projeto foi idealizado por uma equipe de arquitetos e engenheiros da pasta, que elaborou orçamentos e todo o planejamento da obra. “O Estado tem brilhantes profissionais, e nossa equipe trabalhou intensamente no projeto da Orla do Quinze”, pontua.

Projeto arquitetônico contou com uma equipe de arquitetos e engenheiros da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Regional. Imagem: projeto gráfico

Na execução está prevista a Praça da Saudade, que terá os nomes das famílias tradicionais do bairro, e haverá também um museu tecnológico que abordará a temática da história local, com uma visualização dinâmica e telões exibindo memórias da comunidade.

A obra já tem processo licitatório, divulgado em edição extra do Diário Oficial do Estado.

A equipe responsável pelo projeto guardou cuidado especial com a história do bairro. Foto: Ilustração

Um dos autores do projeto, o servidor e arquiteto Luan Messias relata que a equipe responsável manteve um cuidado especial em destacar a história do bairro. O Quinze está localizado na região em que se formou a capital acreana, a partir do Seringal Volta da Empreza, fundado em 1882 pelo cearense Neutel Maia.

Durante a Revolução Acreana (1899-1903), após seis meses de confronto entre brasileiros e bolivianos, o 15º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro foi enviado para garantir uma trégua na região, o que originou o nome do bairro.

Investimento

De acordo com o o titular da Secretaria de Infraestrutura, Cirleudo Alencar, a execução da obra é de responsabilidade da secretaria, sendo que serão investidos mais de 21 milhões, agregando a mão de obra total e fortalecendo a economia. “O governo tem investido muito na qualificação técnica, para que possamos fazer os projetos observando as necessidades das pessoas. A deputada federal Vanda Milani destinou mais de R$ 17 milhões e o Estado entrou com a contrapartida de quase R$ 4 milhões para executar a obra que trará benefícios tanto para a população quanto para a economia do estado”, ressaltou Alencar.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest