Governo comemora sucesso no primeiro transplante de fígado do Acre

O governador Tião Viana esteve na manhã desta terça-feira, 8, visitando o paciente que recebeu o primeiro transplante de fígado da história do Acre. A marcante cirurgia ocorreu no último sábado, 5, no Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco. O paciente passa bem, já se encontra na ala ambulatorial do hospital e tem possibilidade de receber alta já nos próximos dias.

Tião Viana visitou pessoalmente o primeiro transplantado de fígado do Acre, que passa bem e terá alta em breve (Foto: Sergio Vale/Secom)
Tião Viana visitou pessoalmente o primeiro transplantado de fígado do Acre, que passa bem e terá alta em breve (Foto: Sergio Vale/Secom)

O transplante de fígado foi realizado por uma equipe de médicos do Acre e de São Paulo, coordenada pelo médico especialista Tércio Genzini. Como médico e governador, Tião Viana comemorou: “Esse é um marco na história da saúde do Acre. Nós começamos a traçar esse plano para a realização dessa cirurgia há 18 anos, conseguimos, e isso significa que demos um avanço de vinte anos na saúde do Acre”.

Agora, o objetivo é dar continuidade aos transplantes. Atualmente, 13 pacientes compõem a fila de transplante de fígado no Acre com outras pessoas em avaliação clínica para descobrirem se precisarão do transplante ou não. “Esse é um procedimento de alta complexidade e, além do fígado, já realizamos transplante de rins, córneas e pâncreas. Temos como objetivo a realização de pelo menos dois transplantes por mês, e em breve chegaremos a três.”

Quanto ao paciente, que sofria de hepatite, ele se encontra animado e bastante disposto. Seus exames estão todos com ótimos resultados e não vê a hora de voltar para casa. O transplante foi realizado a partir de um doador morto.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter