Governo comemora avanços na educação em Tarauacá

Tião Viana entrega premiação aos gestores da escola Rosaura Mourão da Rocha, campeã do Prêmio de Gestão Escolar (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Tião Viana entrega premiação aos gestores da escola Rosaura Mourão da Rocha, campeã do Prêmio de Gestão Escolar (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Tarauacá viveu um dia especial nesta terça-feira, 27. O governador Tião Viana foi à escola Rosaura Mourão da Rocha para entregar pessoalmente a premiação da 14ª edição do Prêmio Gestão Escolar. A escola, que trabalha com diversos projetos envolvendo a leitura e o ensino da matemática, recebeu um cheque de R$ 10 mil para investimentos na instituição. Os servidores recebem abono salarial de 20% neste mês e um intercâmbio internacional em 2014 para a diretora da instituição.

{xtypo_quote_right}Quando um professor pega um tablet, nós queremos dizer: ‘O mundo está em suas mãos’. A internet dá muita informação, mas são os professores que passam valores.

Governador Tião Viana{/xtypo_quote_right}

O governador Tião Viana não escondeu o orgulho pelos professores, funcionários e principalmente os alunos da escola Rosaura Mourão. “Nós não temos um campeão que se tornou um campeão sem treinar muito nesta vida. E assim é a escola. Vamos dar esse sentido para ela, o de treinar campeões”, afirmou. O vice-governador César Messias também estava animado: “Quero parabenizar todos os professores e funcionários dessa escola por esse prêmio. É uma ideia genial premiar e estimular nossas escolas por desenvolver atividades tão especiais”.

Cerca de 270 escolas em todo o Estado participaram do Prêmio Gestão Escolar 2013 e apenas 10 foram para a final. O secretário de Educação, Daniel Zen, reforçou que o abono de 20% é um reconhecimento a esse esforço e dedicação que dão resultados impressionantes e fazem com que a escola mantenha notas nas matérias de português e matemática acima da média em todo o Estado.

Comunidade escolar comemora anúncio de investimentos (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Comunidade escolar comemora anúncio de investimentos (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Para a diretora da Rosaura Mourão, Cyntia Veras Baima, que irá aos EUA com tudo pago para conhecer estratégias educacionais e saber o que poderá aplicar na instituição, esse é um momento de comemoração: “Estamos colhendo os frutos do que está sendo plantado desde 2009, na gestão passada. Fazemos nosso trabalho sempre pensando nos alunos e estamos muito orgulhosos por esses resultados”. Agora a escola está concorrendo ao Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar, concorrendo com outras de todo o país.

A instituição também ganhou um novo ônibus, que reforçará o transporte dos alunos nessa que é uma escola localizada no bairro da Praia. Daniel Zen conta: “Esse ônibus irá transportar crianças como queremos, com tranquilidade, segurança e, principalmente, qualidade”.

Tablets para professores

Outra ação que Tarauacá recebeu foi a entrega de tablets para professores através do Projeto de Educação Digital Para Professores do Ensino Médio. São 58 tablets para professores de todo o município, máquinas que cabem na palma da mão e são dez vezes mais poderosos que quase todos os computadores pessoais de uma década atrás.

“Nós queremos sintetizar esse momento num encontro de amizade entre instituições, alunos e professores. Quando um professor pega um tablet, nós queremos dizer: ‘O mundo está em suas mãos’. A internet dá muita informação, mas são os professores que passam valores”, ressaltou o governador Tião Viana.

Professores de Tarauacá recebem tablets (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Professores de Tarauacá recebem tablets (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Escolas indígenas

{xtypo_quote_right}Quando o governo se empenha e os povos indígenas fazem sua parte, nos integramos e temos uma educação verdadeira, onde nossa cultura e língua fazem parte

Cacique Manoel Kaxinawa{/xtypo_quote_right}

A solenidade na escola Rosaura Mourão da Rocha também foi palco para uma importante assinatura – a da ordem de serviço para a construção de mais seis escolas indígenas em Tarauacá. Ao todo, foram construídas 49 escolas indígenas no governo de Tião Viana, e serão 71 até o fim de 2014. “Essa é uma demanda antiga da região, e estamos colocando ações em prática, sendo essa a gestão que mais construiu escolas indígenas no Acre. Só no ano passado foram oito novas”, informou o secretário de Educação Daniel Zen.

O prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno, aproveitou para lembrar: “O governador Tião Viana tem o mesmo respeito tanto pelas escolas indígenas quanto pelos outros povos. E nós, da prefeitura, também estamos valorizando nossos profissionais”.

Tião Viana assina ordem de serviço para a construção de mais seis escolas indígenas em Tarauacá. Ao todo foram construídas 49 escolas indígenas e serão 71 até o final de 2014 (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Tião Viana assina ordem de serviço para a criação de mais seis escolas indígenas em Tarauacá. Ao todo, foram construídas 49 escolas indígenas e serão 71 até o fim de 2014 (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O cacique Manoel Kaxinawa esteve presente à solenidade e fez questão de agradecer ao governador pelo investimento. “Tião Viana, você está sendo realmente um homem educador. Quando o governo se empenha e os povos indígenas fazem sua parte, nos integramos e temos uma educação verdadeira, onde nossa cultura e língua fazem parte, respeitando as particularidades dos povos indígenas.” O cacique também lembrou que mais de 100 professores indígenas já estão com nível superior completo.

{xtypo_rounded2}

O que eles disseram

{xtypo_quote}“Eu quero cumprimentar os alunos e fazer um pedido especial: respeitem e prestem atenção nos seus educadores, desde os professores até o porteiro, a merendeira. E agradeço ao Tião Viana, que toda vez que vem a Tarauacá traz só coisas boas para nosso município.”  
Manoel Monteiro, vereador{/xtypo_quote}

{xtypo_quote}“Todos estão de parabéns. Nosso trabalho de parlamentar é se empenhar para que a Assembleia Legislativa possa ajudar o governador Tião Viana a fazer um trabalho compromissado pela educação do Estado do Acre.”  
Geraldo Pereira, deputado estadual{/xtypo_quote}

{xtypo_quote}“Foi preciso um governador como o Tião Viana para despertar o nosso povo, aumentar nossa autoestima, e teros hoje um exemplo como essa escola, cujas notas competem com as de São Paulo e Santa Catarina.”  
Moisés Diniz, deputado estadual{/xtypo_quote}{/xtypo_rounded2}

Galeria de imagens

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter