Governo começa estudos para pagamento de insalubridade à saúde estadual

Na manhã desta sexta-feira, 28, o secretário adjunto de Estado de Saúde, Irailton Lima, esteve no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), para lançar os trabalhos de elaboração dos laudos para pagamento de adicional de insalubridade aos servidores da saúde estadual.

Reunião marca o reconhecimento do governo do Estado com os trabalhadores da saúde estadual (Foto: Assessoria Sesacre)
Reunião marca o reconhecimento do governo do Estado com os trabalhadores da saúde estadual (Foto: Assessoria Sesacre)

A expectativa é de iniciar os pagamentos a partir do momento em que os laudos estiverem prontos, sendo que a lei estabeleceu o pagamento em três módulos  – o primeiro está previsto para o mês de abril, o segundo para junho e o terceiro a partir de outubro deste ano.

“Esse adicional foi instituído pela Assembleia Legislativa do Acre [Aleac] como um benefício dentro do plano de cargos, carreiras e remuneração dos servidores da saúde, sendo uma decisão do governador Tião Viana, que reconhece que os trabalhadores em saúde têm o direito a esse adicional, e também resultado de uma luta histórica desses trabalhadores, por meio de seus sindicatos”, ressaltou Lima.

O secretário adjunto finalizou dizendo que, no entendimento do governador Tião Viana, a relação dos sindicatos com os trabalhadores deve ser de respeito e colaboração. “Só assim foi possível chegar a essa conquista, que é o pagamento da insalubridade a esses trabalhadores que tanto fizeram e fazem pelo nosso estado”, disse.

A produção dos laudos foi iniciada no Huerb e depois será levada para todas as unidades da saúde estadual.