O governador Tião Viana e o secretário de Saúde, Armando Melo, assinaram na noite desta segunda-feira, 17, na Casa Rosada, o decreto que convoca a 7ª Conferência Estadual de Saúde. As etapas municipais e estadual terão a participação da sociedade civil, governo e organizações não governamentais, além do Conselho Estadual de Saúde, que coordenará a conferência. A Secretaria de Saúde (Sesacre) será o órgão que presidirá.
Definida pelo governo federal, a Conferência Nacional de Saúde terá como tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas”, e como eixo: “Direito do Povo Brasileiro”. O decreto presidencial assinado pela presidente Dilma, no ano passado, prevê as realizações das etapas municipais e estaduais da conferência; 9 de abril a 15 de julho municipais e 16 de julho a 30 de setembro as etapas estaduais. Já a etapa nacional da conferência será realizada no período de 23 a 26 de novembro de 2015, em Brasília.
“Será uma discussão com a sociedade para definir os planos de atuação para os próximos quatro anos. Quem participa é o povo, é o cidadão que vai dizer o que quer”, conta o secretário de saúde Armando Melo.