Governo começa implantação do programa Acre Compras

Novo sistema traz mais segurança, praticidade e transparência

compra_internet_foto_gleilson_miranda_03.jpg

O governo do Estado do Acre implanta em todos os órgãos de sua administração o sistema Acre Compras (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Considerando a necessidade de imprimir maior transparência, segurança e praticidade, aumentando a agilidade dos processos administrativos de compras e licitações envolvendo recursos públicos, o governo do Estado do Acre implanta em todos os órgãos de sua administração o sistema Acre Compras. O lançamento do sistema aconteceu na manhã desta sexta-feira, 5, na sede da Secretaria de Gestão Administrativa (SGA). A implantação começa com a própria SGA e deve estar presente em todos os órgãos estaduais até o fim de 2012.

O Acre Compras foi criado e implantado em parceria da SGA com a Secretaria de Planejamento e a Diretoria de Tecnologia de Informação e Comunicação. O novo sistema vai ser responsável por uma redução de despesas, melhores compras, transparência e menor esforço dos servidores nos processos. Serão englobados no sistema os módulos de almoxarifado e patrimônio, junto a unificação de três bases cadastrais.

A Secretária de Gestão Administrativa, Flora Valladares, explica: “As compras tem uma grande faixa que é a licitação, e também existem as compras diretas. O sistema abrangerá tudo isso”. Um fluxo de compras único será instalado em todo o estado e todos os órgãos deverão trabalhar seus sistemas licitatórios de forma padrão.

“O novo sistema não tira a autonomia dos Secretários, ele apenas concentra os dados de compra e os padroniza para todo o estado”, ressalta Andrias Sarkis, Secretário Adjunto de Contas Públicas. Entre as vantagens do Acre Compras, está o Banco de Empresas e o Banco de Preços, que facilitará a aquisição de produtos de forma mais barata e competitiva.

A transparência também será um dos pontos chaves do sistema, que facilitará  a fiscalização proveniente de órgãos como o Tribunal de Contas da União e a Controladoria do Estado. Além disso, a SGA autorizou a descentralização do Acre Compras, como o Tribunal de Contas, que também o utilizará. O decreto ainda prevê uma possível associação com prefeituras.

Ainda no dia 22 deste mês, uma equipe da Diretoria de Tecnologia de Informação e Comunicação vai começar um treinamento para mais seis órgãos. O Acre Compras é o resultado de todo um projeto de governo voltado para a modernização dos serviços públicos, começando com Jorge Viana. O Acre Compras foi concebido durante a gestão de Binho Marques e virou uma das prioridades de Tião Viana para uma rápida e efetiva implantação.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter