Governo coloca mais dois ônibus para transportar alunos da Escola Dom Henrique Ruth

Os dois ônibus servirão as rotas do Igarapé Preto e do Canela Fina/Santa Terezinha (Foto: Onofre Brito)

Os dois ônibus servirão as rotas do Igarapé Preto e do Canela Fina/Santa Terezinha (Foto: Onofre Brito)

A Escola Dom Henrique Ruth é a maior de ensino médio de Cruzeiro do Sul. Dos seus 1.355 alunos, 45% utilizam o transporte público escolar gratuito. A escola ganhou do governo do Estado mais dois ônibus, que servirão em duas rotas: a do Igarapé Preto e a do Canela Fina/Santa Terezinha. O coordenador de Educação, Zequinha Lima, esteve hoje de manhã na escola para fazer a entrega dos veículos à comunidade escolar.

Zequinha Lima, coordenador de Educação, com alunos, e Cristina Enes, diretora (Foto: Onofre Brito)
Zequinha Lima, coordenador de Educação, com alunos, e Cristina Enes, diretora (Foto: Onofre Brito)

Zequinha Lima, coordenador de Educação, com alunos, e Cristina Enes, diretora (Foto: Onofre Brito)

Segundo Zequinha, existe por parte da Secretaria de Estado de Educação (SEE) o cuidado de garantir a segurança dos alunos das escolas públicas, e, no decorrer do ano, foi detectado que em duas rotas havia o problema de superlotação. “Havia dia que um ônibus trazia mais de 100 alunos em cada viagem. Fizemos um processo de licitação, pois estávamos preocupados com a segurança dos alunos”, relatou. Assim, as duas rotas passam a ter mais um ônibus cada uma. O coordenador salienta que os alunos, além de terem mais folga dentro dos ônibus, terão um transporte mais seguro, pois não vai ser preciso mais tanta pressa por parte dos motoristas, que podem fazer o trajeto tranquilamente e chegar em tempo hábil para o início das aulas.

“A partir de agora não vai mais existir motivo para a pressa. Temos tempo e meios de transporte suficientes. Vamos ter uma conversa com o gerente da empresa para que, mais uma vez, seja reforçada essa orientação a todos os motoristas, para garantir a segurança e prevenir acidentes”, comenta Zequinha. O coordenador lembrou ainda que no começo do ano foi oferecido um curso de direção defensiva para os motoristas que atuam no transporte escolar.

A Secretaria de Educação tem dez ônibus no transporte escolar na zona rural e urbana de Cruzeiro do Sul. Neste ano já foram trocados três ônibus na BR-364, estão sendo dois em Cruzeiro do Sul e um enviado para Rodrigues Alves. No próximo ano o ônibus do Ramal do Pentecostes também será trocado.

A diretora da Escola Dom Henrique, Cristina Enes, conta que no primeiro semestre houve um número significativo de atrasos dos ônibus escolares. “Temos de garantir que nossos alunos tenham 50 minutos de hora/aula e muitas vezes o ônibus chegava cinco ou até dez minutos atrasado. Mas o que mais nos preocupava era a superlotação. E muitas vezes o motorista tinha que correr para chegar à escola, o que poderia provocar acidentes. Com a entrega, não teremos mais essa preocupação”, diz.

A estudante Nadir Silva está satisfeita com mais um ônibus na rota do Igarapé Preto (Foto: Onofre Brito)

Nadir Silva está satisfeita com mais um ônibus na rota do Igarapé Preto (Foto: Onofre Brito)

A estudante Nadir Silva utiliza o ônibus que faz a rota do Igarapé Preto. Ela ficou muito satisfeita de saber que vai haver mais um ônibus na linha. “Além da superlotação, quando os ônibus quebram os alunos têm que correr atrás de carona. Quem tem dinheiro, quem tem carro, tudo bem. Mas quem não tem vai a pé mesmo. Com esses dois ônibus, vai acabar essa dificuldade”, explica.

Processo licitatório

O coordenador do Núcleo da SEE divulgou que estão abertas as inscrições de pessoas e barqueiros que tenham interesse em participar de uma pesquisa de preços para transporte de alunos nos rios Juruá, Liberdade, Croa e Valparaíso. O processo de pesquisa foi iniciado ontem e os interessados têm até o dia 14 para formular suas propostas. Os escolhidos serão contratados por um período de 12 meses. Os interessados deverão levar documentação pessoal.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter