Governo certifica novos profissionais pelo Pronatec em Feijó

Jovens e adultos feijoenses foram qualificados pelo Pronatec (Foto: Tamara Smoly/IDM)
Jovens e adultos feijoenses foram qualificados pelo Pronatec (Foto: Tamara Smoly/IDM)

No último final de semana, o governo do Estado certificou, por meio do Instituto Dom Moacyr, jovens e adultos que concluíram a formação nas áreas de inglês e espanhol básico, operador de computador, recepcionista e açaicultor, pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em Feijó.

Foram ofertados no município, em 2013, cerca de 600 vagas. A formação do Pronatec ocorre nos 22 municípios do estado, em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes (SEE), Centros de Estudos em Línguas (CEL), e centros de Referência e Assistência Social (Cras).

Angélio Rodrigues Kaxinauwá, 16 anos, foi certificado pelos cursos de informática básica e recepcionista. “Sou da terra indígena Nova Olinda, vim para cidade para estudar, estou gostando muito de fazer os cursos, tenho o sonho de ser advogado para ajudar o meu povo a buscar seus direitos”, disse Angélio.

Em Feijó, produtores de açaí se qualificam por meio do Pronatec (Foto: Tamara Smoly/IDM)
Em Feijó, produtores de açaí se qualificam por meio do Pronatec (Foto: Tamara Smoly/IDM)

Francisco Renásio e sua esposa Francisca Hermelinda fizeram o curso de açaicultor, “Tenho uma plantação nativa e açaí plantado por mim. O curso foi muito bom, conhecemos desde o plantio até a produção do vinho. Trabalho com minha esposa e pretendo expandir para o restante do estado. Queremos oferecer um produto de qualidade. É muito gratificante o governo oferecer cursos pra gente aqui de Feijó”, comenta Renásio.

Segundo Francisca Hermelinda, “a formação ensinou técnicas que a gente não dominava, os professores que nos deram o curso são muito bons. Temos que fazer o melhor para que o nosso açaí seja reconhecido em todo o país”.

Além da formação inicial e continuada, em 2014 serão ofertados os cursos técnicos em Enfermagem e Análises Clínicas, totalizando mais de mil vagas em qualificação profissional no município.

Com a abertura definitiva da BR-364, a população de Feijó e os municípios adjacentes terão inúmeros benefícios, dentre os quais o escoamento da sua produção e a chegada de produtos de outras localidades com preços mais acessíveis. O município produz o melhor açaí do estado, para tanto, é que se faz necessário o incentivo ao cultivo e o preparo para a comercialização.

“O governo está fazendo a sua parte, qualificando a população. A transformação social que precisamos está nas mãos de cada um. Com a formação profissional muitas pessoas estão mudando suas vidas, se apropriando de novos conhecimentos para produzir de maneira efetiva no mercado de trabalho”, afirmou o diretor do IDM, Marco Brandão.  

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter