Governo certifica mais de três mil alunos do Pronatec

Alunas do curso de costureira recebendo a certificação e apresentando as peças produzidas (Foto: Tamara Smoly)

Alunas do curso de costureira recebendo a certificação e apresentando as peças produzidas (Foto: Tamara Smoly)

Nesta sexta-feira, 6, no teatro Plácido de Castro, o governo do Estado, por meio do Instituto Dom Moacyr (IDM), certificou 3.123 jovens e adultos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em Rio Branco, nas áreas de saúde, gastronomia, serviços, gestão, informática, hotelaria e hospitalidade.

O objetivo da formação é incluir as famílias no sistema socioprodutivo do Estado, possibilitando o seu ingresso no mercado de trabalho, por meio da criação de pequenos empreendimentos que visam o fortalecimento da economia local.

Os cursos do Pronatec ocorrem em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN), Secretaria de Estado e Desenvolvimento Florestal da Indústria e do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), Centros de Referência e Assistência Social (Cras) e Secretaria de Estado de Educação Esporte (SEE), e prefeitura local.

Senhor Raimundo Nonato (Baxim da Jardinagem) fez o curso de roçador e já está precisando de um ajudante (Foto: Tamara Smoly)

Raimundo Nonato (“Baxim da Jardinagem”) fez o curso de roçador e já está precisando de um ajudante (Foto: Tamara Smoly)

Participam dos cursos do Pronatec os estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive da educação de jovens e adultos; trabalhadores; beneficiários dos programas federais de transferência da renda, como os inscritos no CadÚnico.

Em 2013 o IDM teve mais de 15 mil alunos matriculados nos cursos do Pronatec nos 22 municípios do Estado, para Rio Branco a oferta alcançou mais de oito mil alunos.
“Quando aproximamos a educação profissional das escolas de nível médio, a ida das pessoas para o mercado de trabalho é antecipada, podendo contribuir também para o seu ingresso no ensino superior, atuando de maneira direta no desempenho de sua carreira,” afirmou Daniel Zen.

“Com a formação profissional, o governador Tião Viana objetiva reduzir as desigualdades sociais, desenvolvendo ações que possibilitam autonomia financeira das comunidades. Onde houver um cidadão acreano, os serviços do governo devem alcançá-lo, para melhorar cada vez mais a qualidade de vida do nosso povo,” enfatizou o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão.

Muitas pessoas tiveram suas vidas modificadas com a formação profissional e estão contribuindo ativamente para o sustento de suas famílias. É o caso de Gerson Oliveira, morador do Bairro São Francisco, formando de eletricista, “Já estou oferecendo meu serviço no mercado de trabalho, o que eu consigo faturar já dá para ajudar no sustento da família. Convido os que ainda não realizaram cursos, que se inscrevam, pois vocês também terão uma nova oportunidade de trabalho.”

Raimundo Nonato de Lima, o “Baxim da Jardinagem”, mora no Bairro da Sobral e fez o curso de roçador. “Aprendi a roçar, mexer com jardins e já consegui trabalho em um grande condomínio de Rio Branco. Agora tenho a necessidade de contratar um ajudante. Quero aproveitar para agradecer ao governador e dizer que vou fazer outros cursos.”

Estiveram presentes na solenidade o vice-governador do Estado, César Messias, o Secretário de Educação e Esportes, Daniel Zen, o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão, e autoridades locais.

Alunos dos diferentes cursos do Pronatec ofertados pelo Governo do Acre (Foto: Tamara Smoly)

Alunos dos diferentes cursos do Pronatec ofertados pelo Governo do Acre (Foto: Tamara Smoly)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter