A Escola Técnica em Saúde, Maria Moreira da Rocha, realizou nesta quarta-feira, 11, no Teatro dos Náuas, a formatura de duas turmas – uma de Técnico em Vigilância e Saúde, com 22 formandos, e outra de Auxiliar de Saúde Bucal, com 28 formandos. Os cursos foram realizados por meio de parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e o Instituto Dom Moacir (IDM). Na terça-feira, 10, ocorreu em Rodrigues Alves a formatura de mais 33 agentes comunitários de Saúde.
Segundo Ana Abreu, coordenadora geral da Escola Técnica, em todo o estado já foram qualificados quase quinhentos trabalhadores na área de saúde, recebendo assim formação técnica. “Também iniciamos a abertura de mais 500 vagas de cursos técnicos em todo o estado. Em todos os municípios o governo do Estado tem investido fortemente na qualificação de jovens e trabalhadores para o mercado de trabalho”, disse a coordenadora.
Qualificação e registro
A auxiliar de saúde bucal, Maria José de Souza, já trabalhava havia 15 anos na profissão, mas ela considerou muito úteis os ensinamentos teóricos aos que teve acesso. “Tínhamos apenas a prática, agora estamos informados do que há de mais moderno na área”. Maria de Souza conta que já tem inscrição no Conselho Regional de Odontologia (CRO), mas alguns colegas que ainda não tem, agora, com o diploma podem obtê-lo. Segundo informou, de dois anos para cá, só se obtém o registro de auxiliar no CRO com certificado de conclusão do curso.
Heleno Freitas trabalha há nove anos como agente de endemias e gostou muito do curso de técnico em Vigilância e Saúde: “A gente tem que agradecer ao governo do Estado por esta oportunidade. Apesar dos transtornos que tivemos no início, conseguimos terminar o curso. Tudo na vida é aprendizado, trabalho no combate à malária e, cada etapa de conhecimento desse curso, a gente coloca em prática no dia a dia”.