O governo do Acre, por meio do Centro de Educação Profissional Campos Pereira, do Instituto Dom Moacyr (IDM), certificou na manhã da quinta-feira, 9, 140 profissionais em Rio Branco nos cursos de formação inicial e continuada em manicura, pedicura e unhas artísticas, corte e costura e pintor de construção.
Os cursos partem de uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e foram viabilizados por uma ação conjunta entre IDM, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDS) e Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN).
O público-alvo foram jovens e adultos inseridos no CAD – Único em Rio Branco. O objetivo do investimento é a geração de trabalho para famílias de baixa renda.
A solenidade de certificação ocorreu no auditório do Centro de Educação Profissional Campos Pereira, do IDM, responsável por ministrar os cursos. Várias autoridades estiveram presentes: o diretor-presidente do IDM, Irailton Lima, o secretário de Estado de Pequenos Negócios, José Carlos Reis, o secretário de Desenvolvimento e Segurança Social, Antônio Torres, entre outros.
“Nada é conquistado sem esforço. Mas, além do esforço de vocês, é muito importante também falar do esforço que o governo faz para priorizar a formação profissional no Estado”, disse o diretor-presidente do IDM, Irailton Lima, durante a solenidade, que contou com a certificação de mulheres também no curso de pintor de construção. “É muito bom ver as mulheres tomando seu espaço, inclusive concluindo esse curso de pintor, uma área antes ocupada somente por homens”, afirmou Lima.
O secretário de Pequenos Negócios, José Reis, ressaltou os investimentos que o governo fez e continuará fazendo nos profissionais recém-certificados: “Vamos promover um acompanhamento dos negócios que vocês montarem para poder ajudar quando necessário. Além disso, vocês já estão habilitados a retirar microcrédito para iniciar o próprio negócio. Nós, da secretaria, doamos equipamentos; mas o crédito é para possibilitar atender as demandas específicas de cada um”, disse.
O secretário de Desenvolvimento e Segurança Social, Antônio Torres, discorreu sobre a importância da certificação para ingressar no mundo do trabalho: “Na hora de disputar uma vaga, quem tem uma qualificação já sai na frente daquele que diz que pode aprender”.
“Concluí o curso e já estou trabalhando. Peguei várias casas para pintar e estou tendo minha renda. Eu gosto de pintar, sem contar que nós, mulheres, somos mais caprichosas, o trabalho é melhor. Os homens que se cuidem”, disse Shirley Santos, profissional certificada no curso de pintor de construção.