Governo certifica 100 novos profissionais do Pronatec em Acrelândia

Cursistas do Pronatec certificados e prontos para o mercado de trabalho em Acrelândia (Foto: Tamara Smoly/IDM)

Cursistas do Pronatec certificados e prontos para o mercado de trabalho em Acrelândia (Foto: Tamara Smoly/IDM)

Nesta semana o governo do Acre, por meio do Instituto Dom Moacyr (IDM), certificou 100 novos profissionais que realizaram cursos nas áreas de salgadeiro, costureiro, cabelereiro, pedreiro em alvenaria, desenhista de móveis e montagem e manutenção de computadores. A oferta de cursos se dá pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Proantec).

Agnaldo Coelho fez o curso de pedreiro em alvenaria, na certificação: “Deu para aprender bastante, está sempre aparecendo serviço. Nesta semana estou fazendo uma obra de construção em Acrelândia. Antes trabalhava de empregado, agora sou autônomo e sustento minha família”, afirma.

Os cursos ocorreram em uma das unidades do IDM – o Centro de Educação Profissional e Tecnológica João de Deus, localizado em Plácido de Castro. A qualificação está sob a coordenação da professora Rosana Piucco.

A sensibilidade da presidente Dilma e do governo do Acre em oferecer a profissionalização em todo o Estado tem possibilitado que muitas famílias iniciem seus próprios empreendimentos inserindo-se no mercado socioprodutivo. Foram ofertados mais de 150 tipos de cursos, desde a área de saúde até a de gastronomia, hotelaria e serviços.

Kétila Alves, moradora da zona rural de Acrelândia, fez o curso de costureira e disse que vai se aperfeiçoar nas costuras. “Já estou costurando e ganhando algum dinheiro. Quero muito crescer na área para que o valor das minhas costuras acompanhe o das outras costureiras profissionais.”

Dácio Silva, coordenador Adjunto do Pronatec pelo IDM que realizou a certificação, destacou: “O Pronatec é um programa executado com sucesso pelo governo do Estado, em que toda a logística de entrega de insumos tem sido efetivada nos 22 municípios. Temos visto a satisfação dos que se profissionalizam, levando melhoria de qualidade de vida para os seus familiares e contribuição para a economia local”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter