Governo celebra Dia das Crianças com Corridinha pelo Meio Ambiente, unindo sensibilização ambiental, saúde e diversão

A alegria e a diversão marcaram a primeira Corridinha pelo Meio Ambiente, realizada neste sábado, 12, no Horto Florestal, em Rio Branco. A ação, promovida pelo governo do Acre por meio das Secretarias de Estado do Meio Ambiente (Sema) e de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), em parceria com a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), celebrou o Dia das Crianças.

Corridinha pelo Meio Ambiente celebra Dia das Crianças em Rio Branco. Foto: Clemerson Ribeiro/ANAC

Com o objetivo de fomentar a educação ambiental entre os pequenos, unindo sensibilização ambiental, promoção da saúde, diversão e contato com a natureza, a corrida infantil foi dividida em categorias de acordo com a faixa etária, garantindo a participação de crianças de todas as idades. Além da competição, as atividades focaram na importância da preservação e conservação do meio ambiente.

Julie Messias, destacou a importância da sensibilização ambiental desde cedo. Foto: Clemerson Ribeiro/ANAC

A secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, destacou a relevância da iniciativa para fortalecer a educação ambiental desde cedo.

“A Corridinha é uma oportunidade incrível de conciliar as questões relacionadas ao meio ambiente, a saúde e lazer. As crianças nos inspiram a demonstrar amor e respeito pela natureza. O governo do Estado e seus parceiros abraçaram essa iniciativa porque compreendem a importância de reunir as crianças em prol da conservação dos recursos naturais, especialmente em um dia tão especial para elas, o Dia das Crianças. Certamente essa foi a primeira de muitas edições que serão realizadas, vamos trabalhar para aprimorar a ação cada vez mais”, afirmou Julie Messias.

Evento contou com a presença do secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Nasserala, e da secretária adjunta de Assistência Social e Direitos Humanos do Estado, Amanda Vasconcelos. Foto: Clemerson Ribeiro/ANAC

Para a secretária adjunta de Assistência Social e Direitos Humanos do Estado, Amanda Vasconcelos, a participação das crianças em atividades de educação ambiental, aliada ao lazer e à interatividade, é essencial.

“Esses movimentos são necessários e devemos promovê-los cada vez mais. Parabenizo a Sema por nos convidar para essa parceria, que une atividades pedagógicas e lúdicas para que as crianças se relacionem de forma divertida com a educação ambiental”, disse.

Entusiasmadas, crianças participaram da Corridinha pelo Meio Ambiente. Foto: Clemerson Ribeiro/ANAC

Presente no evento, o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Nasserala, agradeceu pela parceria entre a Prefeitura de Rio Branco e o governo do Estado. “Gostaria de parabenizar o governo do Acre, na pessoa da secretária Julie Messias, por essa parceria e pelo grande evento que proporcionou às crianças, incentivando-as a cuidar da natureza e a construir um futuro melhor”, comentou.

Crianças fazem aquecimento antes da largada. Foto: Clemerson Ribeiro/ANAC

A Corridinha pelo Meio Ambiente contou com a participação de aproximadamente 60 crianças, com idades entre 7 e 14 anos, divididas em quatro equipes, cada uma representando um animal da fauna amazônica: o time Capivara (7 a 8 anos), Onça (9 a 10 anos), Boto (11 a 12 anos) e Arara (13 a 14 anos).

Pais e responsáveis também elogiaram a iniciativa. Raiane Siqueira, mãe de um dos participantes, destacou o caráter educativo da Corridinha: “As crianças precisam desse incentivo, não só para aprender sobre questões ambientais, mas para se envolverem e participarem ativamente da causa. Minha filha Laura é bem envolvida e se preocupa muito com o meio ambiente, ela destaca isso nos livros que escreve”.

Filha de Raiana, Laura de Oliveira, 8 anos, é escritora e engajada na causa ambiental. Foto: Clemerson Ribeiro/ANAC

Durante a competição, os pequenos atletas percorreram 800 metros, com o percurso adaptado para cada grupo, garantindo segurança e diversão para todos. Christian Lopes, de 10 anos, foi o mais rápido do time Onça e expressou seu entusiasmo. “Foi muito legal correr, estou feliz de ter chegado em primeiro. Espero que tenha outras edições”, disse empolgado.

Christian Lopes, (ao centro) vencedor do time onça, celebra sua vitória ao completar o percurso da Corridinha. Foto: Clemerson Ribeiro/ANAC

O pai de Christian, Sivaldo Lopes, elogiou a integração do esporte com a natureza. “Achei interessante a corrida ser realizada no Horto Florestal, um ambiente que motiva a prática de esportes em contato com o meio ambiente. Achei muito boa a ideia da corridinha envolvendo todas as crianças e também os pais”, ressaltou.

Além da corrida, a programação contou com atividades lúdicas e educativas voltadas à sensibilização ambiental, organizadas pelas equipes de Educação Ambiental da Sema, do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) e da Semeia. Houve brincadeiras, jogos ambientais, pinturas e uma trilha educativa na floresta.

Haylla Sofia aproveitou o evento para se divertir desenhando animais que gosta. Foto: Clemerson Ribeiro/ANAC

Haylla Sofia, de 8 anos, que correu pela equipe Capivara, adorou as atividades. “Gostei muito de desenhar e também gosto de todos os animais. A gente tem que cuidar deles”, recomendou.

Ao final da corrida, os atletinhas receberam brindes, incluindo uma muda de planta, medalhas e certificados de participação. O evento foi encerrado com um refrescante banho de mangueira, que fez a alegria da criançada.

Banho de mangueira no encerramento do evento faz a alegria das crianças, após uma manhã repleta de diversão e aprendizado. Foto: Caroline Félix/Sema

O evento contou com o apoio de diversas instituições, como o Imac; Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC); as secretarias estaduais de Agricultura (Seagri), Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Saúde (Sesacre), Turismo e Empreendedorismo (Sete); além do Departamento Estadual de Trânsito (Detran); do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AC); Sindicato da Indústria Madeireira do Estado do Acre (Sindusmad); e a Labnorte.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter