A Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) iniciou nesta segunda-feira, 18, um curso de Formação de Moderados para Processos Participativos, voltado para técnicos extensionistas.
O objetivo da qualificação é ampliar os conhecimentos sobre planejamento participativo e moderação de processos participativos, aplicar instrumentos de planejamento e de dinâmicas de grupos e equipe de trabalho e refletir sobre atitudes no trabalho com grupos e equipes que sejam condizentes com um enfoque participativo.
De acordo com o instrutor Sérgio Cordioli, o curso visa a preparação, instrumentalização e discussão de princípios e mecanismos que possam aprimorar os trabalhos dos técnicos junto às comunidades rurais que são assistidas pela Secretaria.
“O curso servirá para que os técnicos e os produtores entendam qual é o seu papel e venham desempenhá-lo melhor, para que junto possamos elaborar projetos, criar processos e mudanças de transformação dessas comunidades, para que eles se apropriem do seu desenvolvimento”, explica.
O curso terá duração de cinco dias e contará com a carga horária de 40 horas. A programação envolve desde os princípios que orientam os trabalhos participativos das comunidades até planejamentos participativos que incluem instrumentos de diagnóstico, elaboração de projetos e monitoramento.