Governo capacita servidores em Gestão de Recursos Públicos

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Gestão Administrativa (SGA), está capacitando servidores públicos lotados nas divisões de patrimônio, compras e almoxarifado. O curso de introdução ao Sistema de Gestão de Recursos Públicos (GRP) envolve trabalhadores de todas as secretarias, institutos e fundações públicas estaduais.

O treinamento envolve servidores de todas as secretarias, institutos e fundações estaduais (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Durante a capacitação, idealizada pelo Departamento de Formação e Capacitação do Servidor, os participantes poderão conhecer os fluxos para aquisição, controle de estoque, patrimônio e manutenção. Com esses conhecimentos, os serviços serão aprimorados e executados com mais eficiência.

“Alguns setores estratégicos das secretarias estavam esvaziados. Nossa ideia é qualificar os servidores, de preferência os efetivos, para que eles deem continuidade aos serviços e mantenham a máquina pública funcionando. Cursos como Turmalina e Gestão também serão realizados em breve”, informou a titular da SGA, Maria Alice Araújo.

Nesta etapa pelo menos 100 servidores estão participando do treinamento em GRP. As turmas foram divididas em três grupos e cada módulo conta com 35 pessoas.

Jaqueline Barros é gestora de políticas públicas e responde pela chefia da divisão de materiais da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Ela lembra que a capacitação é importante para aqueles que lidam diariamente com os sistemas de controle, pois apresenta com exatidão a situação de cada setor aos gestores das pastas.

“Com o sistema conseguimos organizar melhor as sequências utilizadas. Hoje temos o controle de tudo que entra e sai do nosso estoque e, caso ainda utilizássemos um sistema manual, não seria possível ter essas informações”, afirmou a servidora.

A titular da SGA disse que o Estado pretende normatizar a ocupação de cargos de chefia (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Normatização

A Secretaria da Gestão Administrativa se prepara para publicar uma normativa que estabelecerá novos critérios de nomeação para ocupação de chefias nos setores de Compras, Licitações e Recursos Humanos, por exemplo. O objetivo do Estado é garantir a continuidade dos serviços, independente de quem esteja à frente da gestão.

“Nós ainda estamos com problemas, principalmente em relação aos prazos de alguns procedimentos. Pretendemos publicar uma normativa para ocupação de cargos de chefia em setores estratégicos. Essa normatização vai evitar que situações como essas que nos deparamos hoje se repitam”, afirmou Maria Alice Araújo.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter