Governo capacita moradores do Croa para fortalecer turismo de base comunitária

O governo do Acre, por meio de uma equipe da Secretaria de Empreendedorismo e Turismo (Seet), esteve no Croa, no Vale do Juruá, para ministrar os cursos “Fortalecendo a governança comunitária” e “Gestão e empreendedorismo” para a comunidade local. O objetivo é fortalecer o turismo de base comunitária, que já é realizado no local.

Os cursos fazem parte das ações do Programa Global Redd para Early Movers (Programa REM), fase II KfW. Foram capacitadas 44 pessoas da comunidade Foto: Cedida

Os cursos foram realizados em parceria com o Sebrae e abordaram conceitos de empreendedorismo, associativismo, governança compartilhada e comunitária, além de explicar a importância de formalizar empresas. Houve ainda oferta de consultoria.

Francisca da Silva Barros, conhecida como “Chaguinha”, recebeu consultoria sobre a formatação de uma doceria que pretende estabelecer em sua residência. “Foi excelente. Eu precisava de dicas de como montar a doceria. Da consultoria surgiu o nome do meu negócio, ‘Delícias da Dona Chaguinha’, e também a ideia de criação de um estande de artesanato no local”, explica.

Como incentivo para a abertura do empreendimento, a Seet confeccionou e doou o banner de identificação do negócio Foto: Cedida

A secretária de Empreendedorismo e Turismo, Eliane Sinhasique, ressalta que o turismo no Croa vem crescendo graças ao empenho da comunidade, que teve a sensibilidade de reconhecer naquele lugar um potencial turístico, mas que se faz necessário fortalecer e profissionalizar a comunidade, por meio de cursos.

A proprietária do Restaurante Croa Sabor e Lenha, Maria Damiana Silva, entende a necessidade de capacitação para a comunidade. “Esses cursos são muito importantes para que aprendamos a trabalhar em comunidade, tenhamos novas ideias para melhorar nossos empreendimentos e possamos atender nossos clientes cada vez melhor”, declarou.

Outros três cursos serão ministrados ainda este ano para a comunidade, sendo eles: “Educação ambiental”, “Melhores práticas para o turismo de base comunitária” e “Gastronomia de baixo carbono”.

Programa REM

O program REM é um incentivo financeiro de compensação, não reembolsável, por resultados em redução de emissões de gases de efeito estufa provenientes do desmatamento e da degradação florestal.

No Acre, o programa REM Fase II é financiado pela República Federal da Alemanha e pelo Reino Unido por meio do KfW (Banco de Desenvolvimento da Alemanha).

Croa

Localizada em Cruzeiro do Sul, a região do Croa se tornou um dos maiores pontos turísticos do Acre. O rio Croa, de águas escuras com vitórias-régias e uma planta aquática chamada “pasta”, que cobre parte das águas formando um tapete verde, são uma atração à parte. No local, é possível contemplar a natureza e vivenciar experiências com o chá ayahuasca.

Vitórias-régias e a planta aquática pasta embelezam ainda mais o local Foto: Cedida

O espaço funciona todos os dias, com duas pousadas e três restaurantes sob agendamento prévio.

Para mais informações:

(68) 98412-8780

(68) 99612-3009

(68) 98428-5328

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter