Cadeias produtivas sustentáveis estão a todo vapor no Acre. Em razão disso, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento (Seplan), busca em Brasília a parceria do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) para financiar novos projetos.
Em agenda em Brasília desde a última segunda-feira, 29, o secretário de Planejamento Márcio Veríssimo esteve com o representante do CAF no Brasil, Victor Rico. As reuniões, que se estenderam até a terça-feira, 1 de março, são resultado de articulações feitas pelo governador Tião Viana durante a COP 21 em dezembro de 2015.
Na COP, Tião solicitou apoio financeiro para projetos públicos e privados no Acre, com destaque para as principais cadeias de valores competitivos que estão em desenvolvimento no estado, como a suinocultura, a piscicultura, a avicultura, o extrativismo e outras.
De acordo com Veríssimo, a agenda foi bastante positiva, o que pode sinalizar futuramente financiamentos para o Acre. “Há que se deixar claro que a credibilidade do governo do Estado é o que nos coloca em diálogo com os organismos multilaterais de crédito. Possivelmente o CAF será um dos financiadores de projetos sustentáveis no Acre, o que significa mais um passo para o desenvolvimento econômico”, destacou.