Governo beneficia produtores de leite de Mâncio Lima com queijaria

Produtores estão satisfeitos com os investimentos na bacia leiteira na região de Mâncio Lima  (Foto: Elias Jorge)
Produtores estão satisfeitos com os investimentos na bacia leiteira na região de Mâncio Lima (Foto: Elias Jorge)

O governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Agropecuária (Seap), continua investindo na melhoria das condições de trabalho dos produtores de leite e derivados em todo o estado. Mais um desses exemplos vem da cidade de Mâncio Lima, no Vale do Juruá.

O produtor Deusdete Rodrigues de Melo já estava em sua segunda tentativa de produzir leite. Assim como ele, outros produtores da região tinham dificuldade em se manter na atividade por causa da falta de condições técnicas necessárias para um produto de qualidade.

É aí que entra a parceria com o governo do Acre. A Seap destinou um tanque de resfriamento para garantir a conservação do produto. Os produtores se organizaram, fizeram uma parceria com uma empresa de Cruzeiro do Sul para a pasteurização, e hoje o leite é vendido em Mâncio Lima com todas as condições de higiene necessárias para o consumo da população.

“Se não fosse o apoio do governo, eu tinha fechado as portas. Graças a esse tanque de resfriamento, a gente está tendo um leite de boa qualidade. O produtor fica feliz quando tem esse tipo de parceria e pode produzir”, afirma Melo.

Queijaria
Por meio da parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), os produtores foram contemplados com uma queijaria completa no valor de R$ 25 mil.

Com capacidade para produzir 100 quilos de queijo por dia, o equipamento vai proporcionar que os produtores de Mâncio Lima consigam produzir com mais condições sanitárias adequadas e oferecer um queijo de qualidade na região do Juruá.

“Essa já é a sexta queijaria que a Seap entrega, de um total de dez. O produtor recebe o equipamento sem nenhum custo. Como contrapartida, precisa apenas construir a infraestrutura para receber a queijaria e o providenciar o licenciamento para o funcionamento na prefeitura”, explica Francisco Dantas, coordenador do Departamento de Pecuária Leiteira da Seap.

Presente durante a entrega da queijaria, o deputado estadual Jonas Lima elogiou a iniciativa do governo. “Conheço esses produtores e sei que muitos estavam desistindo da produção. Esse tipo de ação da Seap é que fortalece a atividade rural acreana”, enfatizou.