“Cheguei a passar mais de semana sem poder sair de casa no inverno e, quando saía, precisava ocupar outras pessoas para ser carregado até a rua principal do bairro. Hoje a pavimentação em tijolos, feita pelo governo do Estado, passa em frente à minha casa e posso me locomover com dignidade”.
Essa é a fala do deficiente físico e cadeirante Aguinaldo Borges, durante a visita do governador Gladson Cameli às obras de pavimentação do bairro Canaã, região do Segundo Distrito de Rio Branco, ocorrida na manhã desta terça-feira, 29.
O investimento só em obras estruturantes, pavimentação e calçamento de ruas do bairro chega a R$ 1,8 milhão, fruto de um projeto do governo do Acre, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). As obras estão sendo executadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) que, nesta primeira fase, já entregou oito ruas da localidade, beneficiando diretamente mais de 800 famílias.
“Nosso objetivo é colocar em execução todas as obras inacabadas e também em prática todos os projetos com recursos garantidos. Esse aqui, além de garantir cidadania, traz acessibilidade, mobilidade urbana e geração de emprego. Aproveito a oportunidade para comunicar que vamos expandir esse projeto e alcançar outros bairros”, anunciou o governador Gladson Cameli durante a visita.
O autônomo Pedro Antrobus, de 57 anos, é morador do bairro Canaã há oito anos e vibrou quando recebeu a notícia de que sua rua seria uma das próximas alcançadas pelo projeto de pavimentação e calçamento. “Eu espero por isso há oito anos, e essa é a primeira vez que vejo um governador sair do seu gabinete e pisar aqui no bairro para dizer que minha rua será pavimentada. Aqui, quando chove não passa carro e para se locomover é um sacrifício. Será um avanço para nós moradores. Ficaremos muito agradecidos”, disse o morador.
Segundo o secretário de Infraestrutura, Cirleudo Alencar, além do bairro Canaã, o projeto engloba mais três bairros: Benfica, Sobral e Portal da Amazônia. Ao todo, serão investidos 12 milhões em recursos próprios para melhorias na mobilidade urbana desses e de outros bairros, com a expansão do projeto.
“É um trabalho importante e altamente significativo para os moradores de cada região por onde passamos. Ao mesmo tempo que levamos dignidade, também fazemos a economia girar, injetando dinheiro no estado e gerando empregos, com a contratação de pessoal para execução da obra. O plano, como foi anunciado pelo próprio governador, é expandir o projeto para outros bairros, explicou.