Governo avança na regularização fundiária com entrega de títulos definitivos no Bairro Montanhês

Nesta sexta-feira, 27, Josefa Pereira recebeu o título definitivo da casa onde vive, no Bairro Montanhês. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Dona Josefa Pereira é uma das mais antigas moradoras do Montanhês, bairro localizado na chamada parte alta de Rio Branco. Quando a aposentada de 81 anos de idade chegou à comunidade, há mais de duas décadas, o cenário do lugar onde vive era repleto de dificuldades.

“Aqui não tinha rua, era só um caminho cheio de mato. Também não tinha luz, nem água encanada. Minha casa ficava dentro de um pasto e quando eu saia para trabalhar, os bois rasgavam a lona da minha casa. Era muito sofrido aquele tempo”, lembra.

Francisco Correia também foi contemplado com a documentação do imóvel onde vive com a família. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Todo este transtorno faz parte do passado. Nesta sexta-feira, 27, Josefa comemorou mais uma conquista. Desta vez, ela recebeu o título definitivo de propriedade de sua residência. O documento foi entregue diretamente pelas mãos do governador Gladson Cameli. “Agora, eu sei que sou dona da minha casinha e estou muito feliz com o meu título”, comemorou.

Morador da Travessa Vitória, Francisco Correia Martins também foi agraciado com a regularização do imóvel onde vive com a família desde 2004. “A gente esperava por esse dia há muitos anos. Com esse título, temos mais segurança e a certeza de que a casa é realmente nossa”, afirmou.

Gestão do governador Gladson Cameli tem avançado na regularização fundiária urbana. Foto: Marcos Vicentti/Secom

O governo do Estado, por intermédio do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), contemplou 310 famílias do Montanhês. Ao todo, foram investidos R$ 589 mil, provenientes de recursos próprios, para custear todo o processo de regularização fundiária. Para o governador, esta é uma importante ação de cidadania que tem sido tratada com prioridade em sua administração.

“Este é um dos grandes programas que temos e precisamos aumentar ainda mais,  para que outras pessoas sejam beneficiadas, não só na capital, mas também no interior. Além de o cidadão ter o documento definitivo de sua casa, ele poderá ter as condições para fazer uma reforma, ampliação ou refinanciar. Automaticamente, isso contribuirá com o aquecimento da nossa economia”, frisou.

Alírio Wanderley é o atual gestor do Instituto de Terras do Acre. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Com o documento, os beneficiados terão facilidade para contratar crédito imobiliário, e esse registro contribuirá com a segurança da gestão ambiental urbana e com a arrecadação municipal do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). “Importante ressaltar que todos estes títulos foram registrados em cartórios e possuem matrícula. Isso significa que os moradores já podem usufruir das vantagens a partir de hoje”, explica Alírio Wanderley, presidente do Iteracre.

Esta é a primeira etapa de entrega dos documentos de regularização fundiária na comunidade. Em parceria com a Companhia de Habitação do Acre (Cohab-AC), outros 1,1 mil títulos serão distribuídos aos moradores do Montanhês. Na próxima segunda-feira, 30, o governo do Estado dará início aos trabalhos para emissão de 2,5 mil títulos definitivos em Mâncio Lima, contemplando 100% da população da área urbana.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter