Governo avança na pavimentação da Estrada Antônio Carlos Miranda

O governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre) e o Consórcio Laranjeira trabalham na implantação e pavimentação dos 17,5 quilômetros da rodovia AC-380, trecho do entroncamento até a BR-317, no município de Xapuri.

Máquinas do Deracre seguem avançando com trabalho em Xapuri. Foto: Ascom/Deracre

Apesar das chuvas intensas na região, o Consórcio Laranjeira tem avançado com a obra. Quinze trabalhadores têm atuado na implantação e construção do canteiro de obras e cerca de 40 trabalhadores tem trabalhado na realização de serviços de limpeza da via, terraplanagem e, em breve, com a implantação da drenagem na estrada. Inicialmente, tem sido realizada ações de limpeza mecanizada com retirada de atoleiros, remoção de resíduos nas margens e limpeza de drenos. As ações contam com a utilização de dois tratores de esteira que atuam de forma direta em oito quilômetros de extensão da via.

Trabalhadores do Consórcio Laranjeira se dedicam ao serviço de terraplanagem no intuito de garantir a conservação da via. Foto: Ascom/Deracre

Em 1,2 quilômetro da AC-380, os trabalhadores do Consórcio Laranjeira se dedicam ao serviço de terraplanagem no intuito de garantir a conservação da via. Tem sido feita a regularização de subleito, execução de valetões e execução em 800 metros de sub-base. Para realização desses serviços há utilização de duas motos niveladoras, três rolos compactadores, duas escavadeiras hidráulicas, uma pá carregadeira, três tratores agrícolas com grade, seis caminhões basculantes e três caminhões irrigadores.


Esse trabalho visa garantir melhor escoamento das águas da chuva, além de propiciar melhorias na trafegabilidade da estrada e mobilidade para produtores rurais. Foram encaminhados os insumos necessários para realização dos serviços (pedra, areia e cimento) para em breve a implantação de bueiros.

Os trabalhos têm sido intensificados e apresentam resultados positivos. “Essa obra gera emprego e renda no município de Xapuri, pessoas estão sendo contratadas para trabalhar na obra, além de fortalecer a economia local por meio de serviços de restaurantes, hospedagem e contratação de mais serviços”, enfatizou o engenheiro responsável, Willyams Moraes.

Equipe do Deracre leva melhorias para 20 famílias que vivem no Polo Xapuri I. Foto: Ascom/Deracre

Segundo o engenheiro, a pavimentação da estrada deve beneficiar mais de 20 famílias que vivem no Polo Xapuri I e garantir mais mobilidade na região. “A comunidade do Polo é uma das mais beneficiadas com essa obra pois vivem nessa região cerca de 15 a 20 famílias que precisam escoar a produção até o mercado municipal”, afirmou.

De acordo com o presidente do Deracre, Petronio Antunes, os trabalhos têm seguido o cronograma proposto e os trabalhadores tem contribuído para que a obra prossiga em ritmo acelerado. “Há 30 anos, os moradores de Xapuri aguardam por melhorias dessa rodovia e graças a emenda parlamentar do senador Márcio Bittar e comprometimento do governador Gladson Cameli temos seguido com andamento da obra”, afirmou o presidente do Deracre.

Apesar das chuvas intensas na região a obra tem avançado no período invernoso. Foto: Ascom/Deracre

A AC-380 garante acesso e escoamento da produção local, além de ligar a cidade à BR-317. Em 2021, o governador Gladson Cameli destinou um pacote de R$ 140 milhões de reais em investimentos para a regional do Alto Acre, dos quais R$ 25 milhões são para a obra da Variante destinados pelo gabinete do senador Márcio Bittar para asfaltamento dos 17,5 quilômetros da via.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest