Governo auxilia pessoas com deficiência auditiva

aspas-2_fono

Um dos serviços oferecidos no Hospital das Clínicas de Rio Branco é o tratamento de distúrbios auditivos, por meio do Programa de Saúde Auditiva, disponibilizado pelo SUS via governo do Estado.

Com o intuito de promover a saúde da comunidade, a unidade realiza exames e diagnósticos médicos com especialistas na área, como otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos. De acordo com a fonoaudióloga Indira Viana, é comum a perda auditiva em decorrência da idade avançada, fatores genéticos e traumas como pancadas e constantes inflamações no ouvido.

Indira destaca ainda os cuidados que as pessoas devem ter para manter a saúde auditiva: “É importante que elas não escutem ruídos muito altos, evitem colocar corpos estranhos no ouvido e limpem apenas a parte externa da orelha”.

Diagnosticada com perda parcial da audição, a dona de casa Francisca Cunha da Silva recebeu um aparelho de alta tecnologia para melhorar a capacidade auditiva e proporcionar o reconhecimento da fala.

“Fazia tempo que eu usava remédio e não tinha resultado algum. Até que resolvi procurar o serviço de saúde e descobri que sofria de falha na audição. Agora estou ouvindo bem. É só questão de adaptação, como o uso dos óculos de grau”, revela.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter