Servidor público mantém sua contribuição estável sem nenhuma previsão de aumento
A Previdência Social é um seguro que garante a renda do contribuinte e de sua família, em casos de doença, acidente, gravidez, prisão, morte e velhice, além da conhecida aposentadoria por tempo de serviço. É a previdência que oferece vários benefícios que juntos garantem tranquilidade quanto ao presente e em relação ao futuro, assegurando um rendimento seguro. No Acre existe a Acreprevidência, para servidores e pensionistas do estado. E a partir de janeiro, o governo começa a contribuir mais para a Acreprevidência, com uma parcela de 12,20%. O aumento não chega para o servidor público contribuinte, que se mantém em 11%.
A contribuição patronal da previdência do estado passou de 11,07% para 12,20%. Na prática, esse reajuste garante ainda mais a sustentabilidade do regime da Acreprevidência. Vale lembrar que parte da crise financeira que atinge muitos países da Europa tem em um de seus motivos a previdência social, que resultou em medidas de emergência como o aumento do valor da contribuição e o aumento da idade para se aposentar. Esse aumento patronal no Acre é justamente para que eventos como esse não venham a ocorrer.
“O Acre tem se pautado por uma visão de previdência que mantém uma previdência sustentável sem afetar os investimentos do estado em outras áreas”, conta o presidente da Acreprevidência, José de Anchieta, “Por isso a contribuição patronal vai sendo aumentada de acordo com a necessidade”. O presidente da Acreprevidência faz questão também de deixar claro que são infundadas as notícias de que esse aumento também chegará ao bolso do servidor público e que nem mesmo há uma perspectiva de que isso aconteça.