especialistas direcionados

Governo atende mais de 300 crianças em Manoel Urbano

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), leva especialistas ao município de Manoel Urbano para o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). O mutirão será realizado na unidade de saúde Inácio Ribeiro, localizada na região central do município, no dias 22 e 23 de abril.

Médica atendendo criança. Foto: Odair Leal/Secom
Especialistas chegam a Manoel Urbano para o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista. Foto: cedida

A ação, alusiva ao Abril Azul, campanha de conscientização sobre o autismo, acontece em parceria com a Sesacre e Secretaria Municipal de Manoel Urbano.

No geral, a pasta direcionou 15 profissionais de Rio Branco para atender aproximadamente 306 crianças que aguardam na fila de espera por diagnósticos. Entre os especialistas estarão psicólogos, neuropediatras, neuropsicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, especialistas em terapia ocupacional e enfermeiros.

“Uma das prioridades da nossa gestão é levar médicos especialistas ao interior para atender a população sem a necessidade de deslocamento para a capital. Sabemos que estas crianças precisam de maior atenção e vamos realizar esta ação seguindo o planejamento do governo de garantir acesso à saúde”, enfatizou a secretária de Saúde, Paula Mariano.

Foto: Odair Leal/Secom
Cerca de 15 profissionais foram direcionados para o atendimentos das crianças. Foto-Odair Leal/Secom

Francisleide Silva leva a filha para ser acompanhada na Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), mas ficou extremamente feliz ao saber que a equipe da Sesacre está lá, in loco para cuidar de sua prole.

“Quando eu soube que essa equipe vinha eu fiquei muito feliz e está sendo muito importante, pois ele teve atendimento com a neuropediatra. Minha filha não gosta de viajar, devido ser longe e o atendimento aqui foi excelente”, destacou Francisleide. 

Atendimento especializado. Foto: Odair Leal/Secom

O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por problemas na comunicação, na socialização e no comportamento humano. Essa síndrome faz com que a criança apresente algumas características específicas, podendo apresentar dificuldade na fala e em expressar ideias e sentimentos, mal-estar em situações sociais, pouco contato visual, além de padrões e movimentos repetitivos.